
A Waymo estaria em negociações com a Hyundai para produção de carros autônomos. A informação é do jornal sul-coreano “Electronic Times”.
VEJA MAIS:– Waymo reduz sensores em nova geração de condução autônoma
– Investigação descobre novos incidentes causados por carros autônomos da Waymo
Representantes das empresas teriam se reunido mais de três vezes para definir os detalhes do acordo, que prevê o uso de veículos Ioniq 5 com a sexta geração da tecnologia de condução autônoma desenvolvida pela Waymo.
Waymo também mantém conversas com a Zeekr

A Hyundai, inclusive, não seria a primeira escolha da empresa, uma vez que existe uma parceria de desenvolvimento de tecnologia firmada com a marca chinesa Zeekr.
Entretanto, o possível acordo com a Zeekr esbarra nas rígidas medidas tomadas pelo governo dos Estados Unidos, que quadruplicou a tarifa de importação incidida sobre os carros elétricos vindos da China. A nova alíquota entra em vigor no dia 27 de setembro.
Participe do #ABX24 e fique por dentro das últimas tendências de mobilidade
“Não comentamos sobre especulações, mas podemos revelar que estamos trabalhando duro para validar a sexta geração do Waymo Driver sobre uma plataforma Zeekr e pretendemos introduzi-la em nossa frota quando os estudos estiverem concluídos”, afirmou a Waymo à agência de notícias “Reuters”.
A Zeekr garantiu que “não há mudança na parceria com a Waymo” e acrescentou que “estão trabalhando em conjunto para concluir os trabalhos nos veículos”.
Hyundai adiou planos de desenvolver tecnologia própria
Já a Hyundai limitou-se a dizer que “nada está definido à essa altura sobre novos negócios”, referindo-se também aos seus planos de lançar sua própria tecnologia de condução autônoma.
A Motional foi desenvolvida pelo Hyundai Motor Group e, no começo do ano, atrasou os planos de lançar um serviço de robotáxi com a próxima geração do Ioniq 5 até 2026. Centenas de funcionários nos Estados Unidos foram afastados ou demitidos.
Até agora, a Waymo utiliza veículos da Stellantis e Jaguar Land Rover para empregar suas tecnologias nos serviços de robotáxi oferecidos em cidades norte-americanas como Phoenix, São Francisco e Los Angeles.
Em julho, a Alphabet, empresa que controla a Waymo, confirmou que investirá US$ 5 bilhões na divisão para ampliar a área de atuação do serviço.
