logo

aerogeradores

WEG anuncia joint venture para aerogeradores

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

04 mar 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_9597.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A WEG anunciou nesta quinta-feira, 3, a assinatura de memorando de entendimento e o acordo de transferência de tecnologia com o Grupo M. Torres Olvega Industrial. A iniciativa resultará na criação de joint venture, com participação igualitária, para a fabricação, montagem, instalação e comercialização de aerogeradores e fornecimento de serviços de operação e manutenção, no Brasil.

O grupo M Torres foi fundado em 1975 para desenvolver e fabricar sistemas de automação industrial e soluções para os setores de aeronáutica, papel e energia.

“A parceria, além de possibilitar uma participação mais direta no negócio de geração de energia eólica, nos dará agilidade para atender a crescente demanda do mercado nacional”, explica Harry Schmelzer Jr, presidente da WEG, destacando que vários produtos da linha a empresa brasileira, como geradores, transformadores, inversores de freqüência, motores e tintas, fazem parte do pacote completo.

A fabricação dos aerogeradores, com a contratação de 250 trabalhadores, acontecerá inicialmente no parque fabril de Jaraguá do Sul, SC. O projeto deve apresentar as primeiras unidades ainda esse ano.

A tecnologia desenvolvida pela MTOI permite que o gerador elétrico seja acoplado diretamente ao eixo da turbina eólica. Sem a necessidade de instalar multiplicador de velocidade há redução do número de componentes e custos de manutenção.

“Estamos entrando neste segmento com tecnologia moderna e comparável às melhores do mercado. Nosso parceiro já tem aerogeradores em operação na Europa há dez anos”, assegura Newton Idemori, diretor de novos negócios da WEG.