logo

Wilson Bricio, ex-ZF, assume operação da Zen no Brasil

Executivo vai comandar a empresa em momento estratégico de expansão dos negócios no país
Author image

Redação AB

08 jul 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Zen, empresa brasileira com atuação global no mercado automotivo, anunciou Wilson Bricio como seu novo CEO. Segundo a companhia, o executivo assume a liderança em um momento estratégico. 

Formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Administração Industrial, Bricio tem vivência no setor automotivo e participou de diversos programas de desenvolvimento para executivos, entre eles do IMD, na Suíça. 


VEJA MAIS:– Diversidade da matriz energética pode ser trunfo para a transição da cadeia automotiva brasileira

– Montadoras e autopeças remeteram US$ 1,3 bilhão em lucros ao exterior


O executivo atuou no Grupo ZF por 18 anos. Na empresa alemã, ocupou de 2005 a 2019 a cadeira de presidente na América do Sul e CEO no Brasil.

Sob sua gestão, a ZF obteve resultados significativos em segmentos altamente competitivos. O trabalho incluiu gestão de mudanças, com a condução da integração de três empresas ao Grupo e a implantação de novos modelos organizacionais e de negócios.

Além da atuação corporativa, Bricio também passou por cargos importantes em associações e entidades de classe nacionais e internacionais. Por exemplo, como membro do Board of Trustees do Fraunhofer Project Center de Manufatura Avançada, localizado no ITA, em São José dos Campos (SP), e também é presidente de honra da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil).  

Novo CEO vai comandar expansão

Segundo a companhia, sob a liderança de Bricio, a Zen pretende explorar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento no setor automotivo.

“Estamos dedicados a desenvolver e implementar estratégias que vão nos permitir prosperar diante das novas dinâmicas do mercado”, disse o novo CEO.

No último ano, a Zen lançou 600 novos itens em seu portfólio e implementou centros de distribuição estratégicos no Brasil, além de focar no segmento de reparação automotiva.

Entre suas missões, Wilson Bricio vai comandar a expansão da fábrica da Zen, que inclui a construção de um novo galpão de 6 mil metros quadrados e investimento total de R$ 100 milhões em obras e equipamentos.