“Desde o lançamento do VAI tivemos procura substancial de empresas interessadas em utilizar a tecnologia para controlar as suas frotas, com a expansão do dispositivo no mercado essa demanda foi aumentando. Por isso decidimos investir no desenvolvimento de funcionalidades para atender esse segmento e lançamos uma atualização que permite o controle de múltiplos veículos pelo aplicativo”, explica João Marcelo Barros, diretor da Wings.
Com a conexão via internet pelo VAI, o responsável pela frota tem acesso a tudo o que acontece com o veículo. Pode-se obter relatórios de uso, histórico de deslocamentos, otimizar rotas e conhecer hábitos de condução do motorista, para controlar e inibir possíveis elevações no consumo de combustível.
No princípio o serviço de gerenciamento de frota do VAI tem capacidade para monitorar até cinco veículos, mas ideia é expandir essa quantidade em breve e incluir novas funcionalidades e interfaces de acompanhamento para atender novos perfis de usuários. “Hoje o foco dessa aplicação é atender empresas com pequenas frotas e até famílias, mas em um próximo passo poderemos ampliar o serviço para grandes empresas”, afirma Barros.
Lançado em agosto do ano passado, o VAI nasceu com funções de monitoramento do funcionamento do veículo, que permite antecipar a necessidade de manutenções e programá-las antes que o problema se torne algo mais severo. Depois foram integradas aplicações de segurança, como cerca de deslocamento para delimitar áreas de circulação, limite de velocidade e estacionamento seguro (alerta ao proprietário em caso de tentativa de partida forçada). O sistema também atraiu a atenção de concessionárias, que estão oferecendo aos clientes a assinatura do dispositivo para receber informações e oferecer serviços – até o fim do ano a Wings espera conectar 250 revendas aos carros que negociam e 600 até 2020.