
A XCMG expandiu sua oferta do país com um modelo de caminhão pipa elétrico, que será vendido por aqui em duas versões: uma com capacidade para 25 mil litros e outra para 50 mil litros.
O caminhão pipa elétrico foi desenvolvido para aplicação de transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo, controle de incêndio, dentre outros.
Os setores onde o caminhão pipa elétrico tem potencial para atuar, segundo a fabricante chinesa, são o sucroalcooleiro, agrícola, mineração, construção civil, florestal e saneamento.
A XCMG pretende produzir caminhões elétricos no Brasil, em sua fábrica instalada em Pouso Alegre (MG), a partir de 2025.
Fábrica da XCMG já recebeu US$ 500 milhões em investimentos
Nos últimos meses, a empresa se ocupou de construir uma rede local de fornecedores e, também, aguardar novas políticas industriais voltadas para o segmento de veículos elétricos.
A fábrica de Pouso Alegre, inaugurada em 2014, recebeu até hoje US$ 500 milhões e tem capacidade para produzir 10 mil veículos/ano. Ali, por ora, são produzidos os veículos que formam a oferta da companhia para o segmento fora de estrada.