
A Xpeng deve lançar um táxi autônomo já em 2026. Recentemente, He Xiaopeng, CEO da empresa chinesa, explicou os planos da companhiae sua visão em relação à tecnologia de carros autônomos.
O plano da Xpeng, segundo o site de notícias CNC, é se concentrar no desenvolvimento e na fabricação dos táxis autônomos em vez de suas operações. Para tal, a empresa trabalhará com parceiros para oferecer o serviço e desenvolver esse mercado.
VEJA MAIS:– Xpeng lançará marca de veículos elétricos mais baratos
– Volkswagen e Xpeng desenvolvem nova plataforma de elétrico mais barata
Para Xiaopeng, o mercado passa por um rápido progresso. O executivo prevê que, em cerca de dois anos, essa indústria atingirá um ponto de inflexão. Antes disso, no entanto, questões relacionadas a capacidades técnicas, leis e regulamentos e operações comerciais precisam ser resolvidas.
A Xpeng se posicionou como uma das líderes em tecnologia de direção inteligente na China. A empresa foi a primeira a produzir em escala comercial um modelo equipado com a tecnologia Lidar, o P5. No entanto, isso parece estar mudando agora.
O novo modelo, o Mona M03, deve trazer em sua versão topo de linha uma tecnologia baseada em visão chamada XNGP, enquanto ainda usa chips Nvidia Orin X. Da mesma forma, acredita-se que o futuro modelo da Xpeng, o P7+, também abandonará o uso do Lidar.