logo

Yamaha produzirá moto elétrica no Brasil em 2025

Modelo de scooter chamado Neo’s sairá das linhas de Manaus em janeiro, com início das vendas previsto para fevereiro
Author image

Bruno de Oliveira

09 out 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Yamaha inicia no Brasil uma espécie de nova era com a produção nacional de um modelo eletrificado programada para começar em 2025.

Na quarta-feira, 9, a empresa apresentou a scooter Neo’s, projetada para uso urbano e que será fabricada no Polo Industrial de Manaus (AM).


SAIBA MAIS:
– Produção de motos em Manaus já é afetada por seca na Região Norte
– Yamaha e Senai inauguram centro de formação de mecânicos de motos


O preço ainda está oculto atrás do biombo corporativo, mas a montadora já apresentou detalhes que esmiúçam o que está para chegar ao mercado nacional em breve.

O novo scooter da Yamaha tem motor elétrico que entrega uma potência máxima de 2,3 kW, o equivalente a pouco mais de 3 cv.

Duas baterias de lítio alimentam o conjunto e elas foram construídas para serem manuseadas pelo proprietário, que pode carregá-las em qualquer tomada de 12V.

Yamaha terá mais motos elétricas no Brasil

Segundo Hélio Ninomiya, diretor executivo da empresa, com uma carga completa o modelo pode rodar até 80 quilômetros, por isso o apelo urbano da Neo’s.

“Nossa ideia é testar o mercado”, disse o executivo durante evento da marca. Ele contou, ainda, que a empresa pretende lançar mais modelos elétricos no futuro.

O executivo também contou que o índice de nacionalização de peças inicia baixo, com possibilidade de aumentar conforme o modelo avançar no mercado em termos de volume.

Enquanto o futuro não vem, a Yamaha trabalha o scooter elétrico como modelo de nicho, cujo preço deverá estar ali no patamar de outras motos topo de linha.

Como é o novo scooter elétrico da Yamaha

A Neo’s tem porte compacto e design simples. Na dianteira a Yamaha instalou faróis, setas e lanternas do tipo full LED.

O painel, por sua vez, é uma tela LCD na qual aparecem os dados de desempenho do veículo, como velocidade, itens de conectividade e modos de direção – no caso, dois.

Há também um porta objetos sob o banco, onde está instalada a bateria removível.

A suspensão dianteira tem 90 mm de curso. Na traseira, 84 mm. O sistema de freios é formado por um disco de 200 mm instalado na roda dianteira.

Na roda da frente a frenagem ocorre por meio de pinças hidráulicas. Já o freio na roda traseira é do tipo tambor. As cores? São três disponíveis: azul, preto e branco.

Yamaha lançou mais sete modelos linha 2025

Não foi apenas a moto elétrica Neo’s que marcou o evento da Yamaha na terça, 8. A fabricante apresentou na oportunidade mais sete modelos da linha 2025.

Dentre eles estão a nova Factor, a Factor DX, ambas de uso urbano; a nova Lander, com apelo fora de estrada; a Fazer FZ25 e a FZ15 e os scooters XMAX e NMAX.