
A Yamaha inicia no Brasil uma espécie de nova era com a produção nacional de um modelo eletrificado programada para começar em 2025.
Na quarta-feira, 9, a empresa apresentou a scooter Neo’s, projetada para uso urbano e que será fabricada no Polo Industrial de Manaus (AM).
SAIBA MAIS:
– Produção de motos em Manaus já é afetada por seca na Região Norte
– Yamaha e Senai inauguram centro de formação de mecânicos de motos
O preço ainda está oculto atrás do biombo corporativo, mas a montadora já apresentou detalhes que esmiúçam o que está para chegar ao mercado nacional em breve.
O novo scooter da Yamaha tem motor elétrico que entrega uma potência máxima de 2,3 kW, o equivalente a pouco mais de 3 cv.
Duas baterias de lítio alimentam o conjunto e elas foram construídas para serem manuseadas pelo proprietário, que pode carregá-las em qualquer tomada de 12V.
Yamaha terá mais motos elétricas no Brasil
Segundo Hélio Ninomiya, diretor executivo da empresa, com uma carga completa o modelo pode rodar até 80 quilômetros, por isso o apelo urbano da Neo’s.
“Nossa ideia é testar o mercado”, disse o executivo durante evento da marca. Ele contou, ainda, que a empresa pretende lançar mais modelos elétricos no futuro.
O executivo também contou que o índice de nacionalização de peças inicia baixo, com possibilidade de aumentar conforme o modelo avançar no mercado em termos de volume.
Enquanto o futuro não vem, a Yamaha trabalha o scooter elétrico como modelo de nicho, cujo preço deverá estar ali no patamar de outras motos topo de linha.
Como é o novo scooter elétrico da Yamaha
A Neo’s tem porte compacto e design simples. Na dianteira a Yamaha instalou faróis, setas e lanternas do tipo full LED.
O painel, por sua vez, é uma tela LCD na qual aparecem os dados de desempenho do veículo, como velocidade, itens de conectividade e modos de direção – no caso, dois.
Há também um porta objetos sob o banco, onde está instalada a bateria removível.
A suspensão dianteira tem 90 mm de curso. Na traseira, 84 mm. O sistema de freios é formado por um disco de 200 mm instalado na roda dianteira.
Na roda da frente a frenagem ocorre por meio de pinças hidráulicas. Já o freio na roda traseira é do tipo tambor. As cores? São três disponíveis: azul, preto e branco.
Yamaha lançou mais sete modelos linha 2025
Não foi apenas a moto elétrica Neo’s que marcou o evento da Yamaha na terça, 8. A fabricante apresentou na oportunidade mais sete modelos da linha 2025.
Dentre eles estão a nova Factor, a Factor DX, ambas de uso urbano; a nova Lander, com apelo fora de estrada; a Fazer FZ25 e a FZ15 e os scooters XMAX e NMAX.
