
“O potencial de crescimento do setor é enorme. No curto prazo ainda carecemos superar a crise política que parou o País, mas no médio e longo prazo a expansão da robotização nas fábricas brasileiras pode atingir taxas de dois dígitos se houver acesso a linhas de crédito com taxas de juros justas”, avalia Icaru Sakuyoshi, gerente geral da Yaskawa no Brasil. “O BNDES já sinalizou o desejo de apoiar empresas que buscam investir em bens de capital, inclusive na área de automação, e está ofertando novas linhas de créditos com taxas atraentes, que podem ser contratadas diretamente”, destaca.
A Yaskawa tem fábricas no Japão e China e atua com escritórios comerciais em 28 países. Segundo levantamento da revista Automation News, em um mapeamento mundial apresentado em julho passado a Yaskawa figurava em primeiro lugar, com 300 mil robôs instalados. No Brasil, a empresa fornece robôs para as operações locais de duas montadoras, Honda e Toyota, em aplicações nas linhas de armação de carrocerias, pintura, forjaria e estamparia. Também são clientes diversos fabricantes de autopeças, como Magneti Marelli, Tenneco, Faurecia, Aethra, Gestamp, Federal Mogul, Scorpios, Magna Cosma, Sodecia, Keiper, Delga, Uliana, Maxion, Arteb, Formtap e Inylbra, entre outros.
“O Brasil representa um enorme potencial para nosso grupo, tendo em vista a baixa densidade de robôs”, explica Sakuyoshi. Segundo dados da empresa, o País tem menos de 10 robôs para cada porção de 10 mil trabalhadores; na Coreia do Sul esse índice é de 450 robôs por 10 mil; no Japão essa proporção é de 320; na Alemanha, 280; e nos Estados Unidos, 150. Em números absolutos o Brasil também fica bastante atrás de países industrializados: nas fábricas da China e dos Estados Unidos são instalados anualmente algo em torno de 35 mil e 25 mil robôs, respectivamente, enquanto no Brasil este número não chega a 1,5 mil por ano. “Estamos muito abaixo. Nossa opinião é que a indústria brasileira caminha para corrigir essa ‘miopia’ e enxergará qual o caminho a ser trilhado para voltar a ser produtiva e competitiva”, destaca o gerente.
Como oportunidade de fomentar novos negócios no País, a Yaskawa vai apresentar sua nova geração de robôs e um novo sistema robotizado de corte por ultrassom na Feira da Mecânica 2016, que acontece de 17 a 21 de maio do próximo ano no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.