
Notícia atualizada em 4/5/2018 às 17 horas
A fabricante de autopeças Zen quer ampliar a exportação de sua polia de roda livre com amortecimento. O componente já é enviado a vários mercados e também segue em grandes volumes para a América do Norte e Europa.
A empresa catarinense vem negociando com grandes compradores desses dois mercados para ampliar seus volumes. “Poderemos mais que dobrar essas exportações até o fim deste ano ou de 2019”, afirma o supervisor de marketing estratégico, Acácio Freitas.
Segundo a fabricante, a demanda pela peça ganhou impulso com o aumento da produção de veículos de três cilindros. “Ela também é utilizada em motores a diesel, que vibram mais”, recorda Freitas.
A polia de roda livre com amortecimento é aplicada em alternadores e tem tecnologia e fabricação 100% nacionais. O componente não só reduz as vibrações do motor, mas também previne ruídos e desgastes.
No Brasil e no mercado externo, a polia de roda livre com amortecimento é fornecida para o mercado de reposição, mas também pode ser aplicada pelas montadoras.
O projeto da peça começou há seis anos. A Zen investiu em equipamentos, testes, propriedade intelectual e aprimoramento de processos para garantir a qualidade e suprir a demanda local e para o mercado externo. A Zen exporta seus produtos para 60 países.