Em comunicado distribuído na segunda-feira, 25, a ZEN conta que esta é a terceira vez que consegue participar do programa de financiamento da Finep. A empresa investe anualmente 5% do seu faturamento em P&D com o objetivo de lançar novos produtos e qualificá-los para o mercado original e de reposição. O percentual do faturamento com novos produtos teve um aumento de 14% em 2007, para atuais 25%.
“A ZEN consegue obter financiamento do governo porque possui engenharia própria, desenvolvendo produtos e processos inovadores que tornam a empresa competitiva no mercado automotivo mundial”, salienta Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN.
Segundo Cristiano Foppa, gestor de pesquisa e desenvolvimento, por meio dos financiamentos anteriores, a fabricante diversificou suas linhas de produtos e desenvolveu novos canais de distribuição, gerando 13 patentes desde 2006. A mais recente tecnologia protegida por patente mundial é a polia de alternadores OAD (Overrunning Alternator Decoupler), usada em carros de alto padrão e também com motores de 3 cilindros, a maioria fabricados nos Estados Unidos e na Europa. A polia apresenta performance superior, devido ao menor nível de vibração e ruído, além de maior eficiência energética.