logo

ZF completa 500 mil eixos produzidos no Brasil

Operação em Sorocaba começou em 1985 para atender o setor agrícola
Author image

Redação AB

24 nov 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Aos 32 anos produzindo no Brasil a partir de sua fábrica localizada em Sorocaba (SP), a ZF completou neste mês o volume de 500 mil eixos feitos em solo nacional. O primeiro foi um APL350, eixo de 130 cv para equipar máquinas da Massey Ferguson. Atualmente, a empresa fornece para as principais montadoras instaladas no País.

Em 1985, ano em que a ZF começou a fabricar seus eixos no Brasil, a média mensal de produção alcançada foi de 148 unidades. A empresa já produzia itens para o segmento agrícola na década anterior, mas dois motivos deram outro rumo a essa trajetória: o primeiro foi a expansão e modernização da cultura canavieira para atender às necessidades do Proálcool e o segundo foi a expansão da fronteira agrícola pelos cerrados, tomados por gigantescas culturas de soja e cereais.

Esse movimento impôs à agricultura uma mudança radical de equipamentos utilizados até então. Com as novas áreas de cultivo, o setor demandou máquinas maiores e mais potentes, diferentes das utilizadas anteriormente, de 76 HP em média, que operavam nos campos brasileiros antes dos anos 1980 e não precisavam de mais que a tração traseira, suficiente para o implemento que puxavam. A partir deste cenário, a tração em apenas duas rodas já não bastava: um trator grande que não fosse 4×4 não teria a tração necessária para arrastar implementos maiores e executar operações mais pesadas nos canaviais e plantações de soja.

Neste contexto nasceu a importância do eixo tracionado dianteiro. Em 1985, no mesmo mês em que se inaugurara a segunda ala da planta de Sorocaba, a empresa apresentou os eixos da família APL, que possibilitaram a produção local de máquinas agrícolas de maior potência e revolucionaram a produtividade dos tratores rurais brasileiros.

“Ao longo desses 32 anos, a ZF sempre mobilizou seus esforços em desenvolver tecnologias específicas para aplicações locais”, comenta o diretor de vendas da ZF América do Sul, Silvio Furtado.
Hoje, o portfólio conta com eixos tanto da área agrícola como para a construção civil. Em Sorocaba são produzidos desde eixos dianteiros para tratores e máquinas agrícolas com potências de 75 a 240 cavalos até eixos dianteiros e traseiros para retroescavadeiras do segmento de construção que atende Brasil e mercados vizinhos.