logo

Estratégia

ZF cria empresa para investir em tecnologia

A ZF fundou a Zukunft Ventures GmbH com o objetivo específico de investir em empresas que desenvolvem tecnologias consideradas estratégicas para o grupo alemão. O novo braço de investimento da ZF buscar parcerias tanto com empreendimentos nascentes (start-ups) como com companhias menores já estabelecidas, que podem acelerar seu desenvolvimento ao se associar a um dos maiores conglomerados de autopeças do mundo, com cerca de 135 mil empregados em 230 unidades localizadas em 40 países e faturamento anual de quase € 30 bilhões.
Author image

Redação AB

20 out 2016

3 minutos de leitura

G_noticia_24823.jpg

A Zukunft Ventures ficará em Friedrichshafen, Alemanha, no mesmo local onde fica a sede mundial da ZF. O objetivo do negócio é ter acesso a tecnologias sustentáveis e assim ficar à frente da concorrência. “A Zukunft nos ajudará a preencher as lacunas tecnológicas de forma mais rápida e ingressar em novos segmentos”, diz Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG. A ideia, informa, foi criar uma ferramenta flexível para assimilar inovações e continuar a desenvolver de forma acelerada as novas tecnologias que moldam o futuro da indústria automotiva, como os sistemas de condução autônoma para veículos leves e pesados que a ZF já desenvolve.

Não há um orçamento fixo para investimento ou pulverização obrigatória de recursos, como acontece com empresas tradicionais de capital de risco. “Podemos ir mais alto quando e se surgir a oportunidade”, afirma Torsten Gollewski, diretor gerente da Zukunft Ventures, que desde junho passado lidera o departamento de Engenharia Avançada e Design da ZF e é responsável pela expansão estratégica das áreas de especialização da empresa. “Trabalhando com aportes financeiros, seguimos nossa estratégia e deixamos a responsabilidade empresarial com as empresas parceiras, pois nós não queremos retirá-las do mercado”, informa Gollewski.

Ele explica que o foco principal é no atendimento das demandas do mercado, com apoio intensivo para acelerar desenvolvimentos quando for o caso. A Zukunft não tem restrições tecnológicas nem geográficas, sua missão é investir em tecnologias futuras significativas, que vão desencadear processos disruptivos. “Estamos olhando para as empresas em todo o mundo, do Vale do Silício, regiões da Ásia, Israel, bem como Berlim e outros lugares na Europa”, diz Gollewski.

ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO

A ZF vem acelerando sua estratégia de expansão por meio de aquisições e parcerias (leia aqui), que ampliam os ramos de atuação da empresa. Para se tornar um fornecedor completo de diversos e sofisticados sistemas automotivos, a companhia tem ido às compras e investimentos com vigor. O maior exemplo dessa abordagem aconteceu há cerca de um ano com a aquisição das TRW por US$ 11 bilhões, que praticamente duplicou o volume de vendas.

Os investimentos em empresas de tecnologia começaram ainda antes da criação da Zukunft. Recentemente, a ZF comprou uma quota de 40% da Ibeo situada em Hamburgo, com o objetivo de desenvolver em conjunto uma nova geração de sensores LIDAR. Também foram adquiridos 40% da empresa de software doubleSlash, que já é um fornecedor estratégico, para impulsionar projetos na área de redes de veículo. Essas operações agora serão conduzidas pela Zukunft Ventures.