
O novo conceito da ZF é projetado para utilizar controle por gestos a fim de acionar diversas funções previamente escolhidas pelo fabricante do automóvel. Funciona intuitivamente utilizando alguns dos movimentos de mão utilizados com frequência em celulares e em outros dispositivos inteligentes.
Por exemplo: um toque no volante pode acionar a buzina e um “toque duplo” ou “toque e deslize” no aro pode ativar funções previstas e associadas a determinada parte do aro do volante, como ajustar a temperatura. Os gestos são atendidos e confirmados pelo display central, por displays gráficos e por sinais luminosos.
De acordo com a ZF, o volante utiliza diversas interfaces para indicar o modo de controle do veículo. Uma tela de cristal líquido de sete polegadas instalada no centro do volante indica quem está no controle, o condutor ou o próprio veículo. Além disso, uma faixa de LEDs está integrada ao aro do volante com luzes azuis para indicar o modo autônomo, brancas para o modo de direção manual e vermelhas para alerta ao motorista. Outros usos incluem luzes amarelas que indicam mudança de direção e brilhantes (ou piscando) para apontar várias situações escolhidas pelo fabricante do automóvel.
O sistema também apresenta uma gama de funções integradas de maneira inteligente ao volante. São dez sensores capacitivos no aro externo que detectam a posição que o condutor está segurando o volante, enquanto um sensor adicional no aro interno detecta se as mãos estão segurando o volante com a firmeza apropriada. A solução mostra ainda se as mãos estão ou não no volante, ajudando a deixar claro sobre quem está no comando, se é o veículo ou o condutor.
A configuração exclusiva encontrou novos desafios, pois o airbag frontal do condutor não poderia estar localizado no seu lugar tradicional, já que a tela está no centro do volante. Os engenheiros da ZF projetaram então um novo conceito de airbag, que pode ser acionado pelo aro do volante.