
A ZF lançará na Agrishow (de 1º a 5 de maio em Ribeirão Preto, SP) o eixo TSA23, desenvolvido especialmente para o segmento de máquinas agrícolas. O novo produto foi concebido pela engenharia do Brasil para tratores com potência entre 160 e 240 hp, segmento que cresceu em anos recentes.
O modelo tem um sensor de esterçamento embutido na carcaça lateral. A tecnologia possui interface para o navegador GPS das montadoras e atua para manter o trator no percurso correto. Em caso de desvio o sensor corrige o ângulo de esterçamento para que a máquina volte à rota estipulada sem prejudicar a cultura.
Os cabos do sensor estão no interior da carcaça do eixo, o que evita danos em conexões e reduz as paradas para manutenção. O eixo também oferece a possibilidade de trabalhar com um implemento frontal e um traseiro ao mesmo tempo por causa da elevada capacidade de carga.
Ele recebeu em seu desenvolvimento um novo sistema para apoio do cardã que garante capacidade de carga até 25% maior em relação às atuais versões de eixo. Como opção a ZF disponibiliza diferencial autoblocante ou com bloqueio hidráulico, neste caso acionado pelo operador do trator.
Segundo a ZF não se trata de um eixo padrão e isso permite que o produto seja personalizado conforme a necessidade da montadora, que pode definir a redução do diferencial específica para cada modelo de trator e escolher se utilizará ou não o sensor de esterçamento.
Assim como ocorre no eixo TSA09, o novo modelo recebeu vedação especial. Isso permite operar em terrenos irrigados como culturas de arroz.