logo

autopeças

ZF do Brasil avança no desenvolvimento de fornecedores

A ZF do Brasil vai iniciar em 2016 uma nova etapa de seu programa de desenvolvimento de fornecedores, que estará centrada em processos produtivos. Vinte e cinco parceiros da cadeia de suprimentos foram escolhidos para participar da iniciativa, cuja primeira fase é dedicada à gestão financeira, em cinco etapas, a primeira das quais ocorreu em setembro. Segundo a sistemista, o objetivo é capacitar e estimular parceiros estratégicos das categorias Tier 2 e Tier 3, elevando a qualidade dos processos industriais na cadeia de autopeças e alavancando a competitividade de seus fornecedores.
Author image

Redação AB

10 nov 2015

2 minutos de leitura

G_noticia_22999.gif

No módulo de gestão financeira, em andamento, os fornecedores são atendidos em grupos de cinco empresas, onde consultores visitam cada uma das companhias para analisar as áreas de planejamento, processos e governança corporativa. A Indústria Mecânica Kondor, de Itaquaquecetuba (SP), fornecedora de serviços de usinagem de alta precisão que aderiu ao programa, enxerga boas perspectivas na proposta da sistemista. “A ZF busca a melhoria da cadeia e contribui para a sobrevivência dos fornecedores. Essa é uma forma de demonstrar que não estamos de braços cruzados, somente lamentando a crise. É uma ótima oportunidade para melhorarmos as práticas em todos os processos”, disse Kazunari Okimasu, diretor geral.

O projeto da ZF aconteceu após sua adesão ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Automotivos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no final de 2014. Devido às crises econômica e política que ganharam força nos últimos meses os recursos foram temporariamente suspensos. Mesmo assim, os planos de ajuda aos fornecedores se mantiveram por parte da ZF, que convocou o Instituto Euvaldo Lodi para o início dos trabalhos no bloco financeiro. O bloco sobre produção será atendido por colaboradores da ZF.

“No módulo de produção iremos instrumentalizar as ferramentas necessárias para solucionar problemas que tenham sido verificados no módulo financeiro. Por exemplo: se um fornecedor tiver dificuldades com relação à administração de estoque, nós iremos aplicar alguma solução já existente em nossos processos internos, como o Focus Supplier ou a ZF Supplier Academy. O objetivo é levar aos fornecedores uma série de processos de melhorias e práticas que os levem ao estado da arte de fornecimento”, comenta Tarcisio Costa, diretor de gestão de materiais da ZF do Brasil.