
O AS 3050 é aplicável em tratores até 135 cv de potência e tem grande ângulo de esterçamento, até 50 graus. Segundo a ZF, o eixo também tem versatilidade de adaptação aos tratores por causa de seu design modular flexível, que reduziu a quantidade de componentes.
“Quase todas as aplicações de 4×4 no campo podem ser atendidas pela família de eixos AS 3000. Durante a fase de desenvolvimento desta série, a ZF usou a experiência adquirida na fábrica de Passau, na Alemanha, uma unidade especializada em produtos fora de estrada. Transferimos a tecnologia alemã para iniciar a produção dos eixos em Sorocaba”, afirma o diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada, Stefan Prebeck.
A ZF vê boas perspectivas no biênio 2013-2014 para seus produtos do segmento agrícola: “Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a próxima safra brasileira de grãos deverá atingir 190 milhões de toneladas, novo recorde nacional. Também houve aumento de área plantada no País com ‘novas fronteiras agrícolas’ em Estados como Pará e Tocantins. Isso faz com que a confiabilidade em nossos produtos atraia clientes novos, como a Stara”, diz Prebeck.
O ST MAX 105 é o primeiro trator montado pela Stara. Tem piloto automático de série e inversor mecânico sincronizado.