logo

alemanha

ZF inaugura centro de compostos na Alemanha

A ZF inaugurou seu centro técnico de compostos em Schweinfurt, na Alemanha, no fim de julho. No espaço, a empresa vai desenvolver seus estudos para a produção em escala de plásticos reforçados com fibra (FRP), em uma área de mais de 400 metros quadrados. Todas as divisões do grupo vão se beneficiar dessa produção, um requisito prévio para muitos conceitos de projetos leves para carros e veículos comerciais que a ZF apresentou nos últimos anos.
Author image

Redação AB

26 ago 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17813.gif

Uma prensa é peça essencial ao centro técnico e opera de acordo com as normas de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Pode ser usada para produzir componentes de material duroplástico, de acordo com o processo RTM, sigla para Moldagem de Transferência de Resina.

Em Schweinfurt, a ZF também poderá produzir quantidades menores de peças complexas de FRP, próprias para protótipos. Desde o começo de 2012 a ZF investiu € 3,1 milhões em máquinas e instalações para o novo centro. “Nos últimos anos, estabelecemos um vasto conhecimento e ganhamos experiência em projetos leves, além de aumentarmos o uso de plásticos reforçados com fibra para esse propósito”, diz Michael Hankel, membro do conselho de gestão da ZF, responsável pelas divisões de tecnologia Car Powertrain e Car Chassis.

“Com o centro técnico de compostos, estamos focando nas tecnologias de processo para produção de volume usando esses materiais. Queremos tornar esse conhecimento disponível para todo o grupo”, afirma Hankel. O executivo Ignacio Lobo Casanova coordenará o novo centro, que inicialmente será liderado por quatro engenheiros. Além da prensa (que possui uma unidade de injeção de alta pressão para vários sistemas de endurecimento de resina), também haverá sistemas para futuros processos, incluindo um robô e um forno infravermelho.

O centro técnico de compostos fará inicialmente pesquisas sobre processos diferentes de RTM. “Parte do nosso trabalho de pesquisa visa a oferecer amostras de diferentes sistemas de materiais, a fim de determinar suas características, que são armazenadas para aprendizado sobre desenvolvimento de produtos. Em segundo lugar vamos unir as tecnologias, para a automatização das etapas.

O centro também estará incluso no desenvolvimento futuro de conceitos específicos de design leve da ZF. Vale mencionar que nesse contexto estão braço e junta de suspensão, bem como a mola transversal de guia de roda, o que proporciona um potencial de leveza atraente para carros de passageiro“, diz Ignacio Lobo.

A junta leve pesa só metade da correspondente de aço e a mola transversal leve pesa até 15% menos comparada com a construída com aço. Uma conexão de quatro pontas para chassis de caminhão com economia potencial de 25% comparada à versão atual forjada também está no programa dos engenheiros da ZF do centro técnico de compostos.

“Uma tarefa essencial do centro é a transferência tecnológica para todo o grupo”, afirma o gerente do projeto do centro técnico, Michael Heselhaus.