
A ZF passa a equipar as versões 2430 e 3030 do caminhão Mercedes-Benz Atego com o câmbio manual de nove marchas Ecomid, fabricado na planta da empresa em Sorocaba (SP). Os modelos 2430 6×2 e 3030 8×2, que fazem parte da linha de caminhões médios e semipesados da marca também recebem o conjunto de embreagem 395mm push-time.
“A Ecomid possui sistema de engate servo assistido, o que reduz em aproximadamente 30% os esforços de engate para o motorista. O fato de ter menor peso, possuir nove marchas e ter uma relação direta entre elas, permite ainda que o motorista trabalhe sempre na faixa econômica de rotação, reduzindo o consumo de combustível”, explica o diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, Silvio Furtado. “Para atender as operações a que serão destinadas no fornecimento à Mercedes-Benz, a Ecomid demonstrou ser a mais indicada, uma vez que a operação exigirá total confiabilidade e robustez da transmissão”, completou.
Desenvolvida na Europa e produzida globalmente pela ZF, inclusive no Brasil, a Ecomid é uma transmissão já consolidada no mercado internacional e brasileiro. Sua versão atual de nove marchas foi projetada para caminhões pesados e de médio porte. A transmissão apresenta uma engrenagem de arranque potente, conhecida como a marcha crawler, que possibilita uma dirigibilidade rentável com baixo consumo de combustível.
Além do Brasil, a ZF produz as transmissões Ecomid na França, que atende todo o mercado Europeu, na Índia e na Rússia, onde é adaptada aos requisitos locais e produzidos para seus respectivos mercados. Em todo o mundo, a ZF já produziu 870 mil unidades desta transmissão, que possui capacidade de torque de até 1.300 Nm e PBTC máximo de 36 toneladas.