
Como na vida empresarial, os obstáculos de um rali exigem planejamento, empenho, predisposição e criatividade para superar as dificuldades. Essa foi a mensagem transmitida no encontro realizado dia 19 de maio em São Paulo para motivar os fornecedores a enfrentar os desafios do mercado e ganhar competitividade.
Para Antonio Carlos Garcia, diretor de suprimentos do Grupo ZF na América do Sul, o atual cenário da indústria demanda mais das empresas do que qualidade, competência e capacidade. “Devemos buscar em conjunto a sustentabilidade da cadeia de fornecimento local, fortalecendo nossa competitividade, preservando o mercado doméstico e buscando oportunidades no cenário global”, explica o executivo.
No evento o Grupo ZF prestou homenagem a fornecedores produtivos e não-produtivos com a entrega de um prêmio para os fornecedores que mais se destacaram em 2008. Os premiados foram a Gerdau (Aço), Sifco (Forjados), Fundição Regali (Fundidos), Reichhold do Brasil (Materiais de Fricção), Irmãos Parasmo (Standard Metálico), Bins S.A. (Standard Não-Metálico), De Carlo Usinagem e Componentes (Usinados) e Sandvik do Brasil (Não-produtivos).
O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com 4 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, o grupo registrou vendas de 12,6 bilhões de euros em 2008.
Na América do Sul o grupo faturou R$ 1,8 bilhão em 2008. A operação possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.