
A ZF e a empresa chinesa Wolong Electric assinaram um acordo que prevê a criação de uma joint venture para a produção de componentes de motores elétricos para transmissões elétricas e híbridas. A nova empresa que deverá ser denominada Wolong ZF Automotive E Motors (Co Ltd) terá sede na China, em Shangyu, na província de Zhejiang, facilitando seu acesso ao mercado local. As empresas não revelaram o valor de investimento previsto.
Pelo acordo, a nova companhia dedicará seus produtos – motores e componentes elétricos – para os sistemas de transmissão que a ZF já possui em seu portfólio e também para o mercado aberto. Ate 2025, a joint venture espera contar com um total de 2,5 mil funcionários.
“A parceria com a Wolong, importante empresa do mercado chinês de motores e componentes elétricos, é um grande passo para fortalecer nossa estratégia de mobilidade elétrica. Com esta joint venture, ampliamos nossa cadeia de valor para motores elétricos, de forma a incluir subcomponentes e poder acessar clientes e fornecedores na China”, diz Jörg Grotendorst, head da divisão de E-Mobility da ZF.
A nova joint venture se dedicará ao portfólio da E-Mobility, divisão na ZF que agrupa as atividades (pesquisa, desenvolvimento, produção, fornecimento) de produtos para eletrificação e mobilidade sustentável. Criada em 2016, a unidade de negócio tem sede na Alemanha e conta com 9 mil funcionários em todo o mundo.
“Temos certeza que os novos veículos elétricos tomarão uma grande fatia do mercado no futuro e isso trará oportunidades de desenvolvimento sem precedentes para as duas empresas. O empreendimento conjunto com a ZF é o primeiro passo, com o objetivo de fornecer motores e componentes para a ZF e para o mercado em geral. Esperamos que esta joint venture se torne líder mundial de motores automotivos elétricos”, disse Jian Cheng Chen, chairman da Wolong Electric.