Ao trabalhar no desenvolvimento de inteligência artificial para veículos, a ZF segue uma forte e clara tendência para os próximos anos. A parceria com a NVIDIA é parte da estratégia da companhia para acelerar esta evolução. O ZF ProAI usará plataforma da companhia norte-americana para processar informações das várias câmeras e radares Lidar que equipam veículos automatizados.
O conjunto terá capacidade de reconhecer o que acontece no entorno do carro e decidir a ação adequada com a definição da localização precisa do veículo e planejamento do melhor trajeto para se deslocar de um ponto a outro. A ideia é que, quando chegar ao mercado, o ZF ProAI possa ser atualizado à distância, garantindo aos veículos novos recursos e capacidades, como acontece hoje com os carros da Tesla.
Segundo a fabricante de autopeças, atualmente os automóveis trabalham com sistema que une vários processadores, sendo que cada um deles controla uma função específica. Na análise da companhia, a potência computacional deste formato não é o suficiente para a condução autônoma.
“Adicionalmente aos automóveis autônomos, percebemos muitas oportunidades de levar essa tecnologia para os veículos comerciais e outras aplicações industriais. O software que oferece inteligência artificial e compreensão profunda prevalecerá em muitos ramos de IA nos próximos anos”, enfatiza em comunicado Torsten Gollewski, diretor de Engenharia Avançada na ZF.