Volume de financiamentos de veículos cresceu 4,6% em agosto

Total financiado ultrapassou a marca das 527 mil unidades no mês

redacao-ab
Redação AB
  • 09/09/2021 - 16:50
  • | Atualizado há 1 semana, 1 dia
  • um minuto de leitura

    As vendas financiadas de veículos em agosto, dentre modelos novos e usados, somaram 527 mil unidades, de acordo com dados da B3 divulgados na quinta-feira, 9. O resultado representa aumento de 4,6% sobre o volume de financiamentos realizados em agosto de 2020, quando os financiamentos de veículos somaram 504 mil unidades.

    Considerando apenas os modelos novos, houve queda de 6,4% nos financiamentos na comparação com o volume registrado em agosto do ano passado, somando 150 mil unidades. Já os financiamentos de veículos usados aumentaram 9,7% no mesmo período, com 376 mil unidades financiadas.

    Os veículos leves, considerando modelos novos e usados, representaram 409 mil unidades do total financiado em agosto, mostrou o balanço da B3. O resultado representou alta de 2,4% sobre o volume observado em agosto de 2020.

    Já o volume de veículos pesados financiados foi de 30 mil unidades em agosto, resultado que representou alta de 31,6% sobre o volume financiado em igual mês no ano passado.

    No acumulado do ano até agosto foram financiados 3,9 milhões de veículos, alta de 20,4% sobre o volume financiado no janeiro-agosto de 2020.

    “Apesar do aumento nos números gerais, permanece a tendência de queda na compra de novos e aumento de financiamentos de veículos usados, principalmente para autos leves com maior tempo de uso”, disse Tatiana Masumoto Costa, superintendente de planejamento da B3.

    Os financiamentos via CDC, o Crédito Direto ao Consumidor, representaram 87,6% do total financiado em agosto. Consórcio, a segunda modalidade financeira mais praticada no período,  representou fatia de 11,5%.