Caucaia (CE) implementa transporte municipal 100% gratuito

Tarifa zero na cidade será custeada pela Prefeitura com economia em outras áreas

Por REDAÇÃO AB
  • 02/09/2021 - 14:20
  • | Atualizado há 2 semanas, 1 dia
  • um minuto de leitura


    A cidade de Caucaia (CE), que faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza, iniciou na quarta-feira, 1o de setembro de 2021, o programa Bora de Graça, que institui a gratuidade da passagem em todo o transporte coletivo do município, com exceção dos ônibus intermunicipais. O programa havia sido anunciado um mês atrás.

    Outras cidades brasileiras, como Caeté (MG) e Porto Velho (RO), já possuem iniciativas de tarifa zero. Segundo o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), há cerca de 30 municípios brasileiros com algum programa desse tipo, embora não exista um levantamento oficial. São Luís, capital do Maranhão, recentemente ganhou uma linha gratuita.

    Segundo a Prefeitura, Caucaia é o maior município do Brasil a ter um programa de tarifa zero. Com 1.227.931 km², a cidade tem quatro vezes o tamanho de Fortaleza. Para os 365 mil moradores do município, não haverá restrição de renda ou limite de passagens por dia.

    O custeio do programa será feito inteiramente pela Prefeitura, que conseguiu economizar com “corte de gastos em publicidade, rigor nas contratações de obras e fornecimento públicos, aumento da transparência e respeito com o dinheiro de todos os caucaienses", de acordo com o prefeito Victor Valim em declaração para o Diário do Nordeste.

    O prefeito ainda disse que, com o Bora de Graça, as famílias terão um crescimento de 15% a 36% no rendimento. O fluxo de veículos particulares também deve cair em 40%, melhorando o trânsito e as condições ambientais.