Waymo já roda com seus robotáxis por São Francisco

Empresa ligada ao Google vai colocar seu sistema de direção autônoma à prova com os SUVs Jaguar I-Pace

Por REDAÇÃO AB
  • 27/08/2021 - 18:32
  • | Atualizado há 2 semanas, 1 dia
  • um minuto de leitura


    A Waymo, divisão de carros autônomos da Alphabet (dona do Google), anunciou o início dos testes de seus robotáxis na cidade de São Francisco. Os veículos usados são SUVs elétricos Jaguar I-Pace transformados em autônomos, que podem ser solicitados pelo app Waymo One. Embora sejam autônomos, eles possuem um motorista de segurança nessa fase de testes.

    Em operação desde a semana passada, o programa ganhou o nome de Waymo One Trusted Tester (testador de confiança do Waymo One). Todos os veículos são equipados com a quinta geração do sistema autônomo Waymo Driver, que oferece direção autônoma de Nível 4, uma abaixo do último nivel de autonomia (5), que pode dispensar motorista e volante. A área de operação é limitada geograficamente, o que é chamado em inglês de “geofenced”.

    A Waymo já testa robotáxis na cidade americana de Phoenix desde 2017. A empresa, que está sob rumores de separação do Google para poder levantar novos investimentos, deve iniciar sua operação comercial de robotáxis nos próximos anos. Os EUA devem ganhar seus primeiros robotáxis comerciais já em 2023 com o Motional, da Hyundai.

    Passageiros que participarem do programa Trusted Tester irão fornecer feedback para a empresa em todos os aspectos: qualidade da viagem, usabilidade do app, efetividade do sistema autônomo. Interessados podem se cadastrar pelo app para tentarem participar dos testes.

    Para o negócio dos robotáxis deslanchar de verdade, além de segurança tecnológica, falta também a regulação pelas agências responsáveis americanas.