Bosch terá novo presidente na América Latina

Besaliel Botelho se aposenta em dezembro e Gastón Diaz Perez assume seu lugar a partir de janeiro de 2022

Por REDAÇÃO AB
  • 18/08/2021 - 15:30
  • | Atualizado há 3 semanas
  • um minuto de leitura
    Um dos mais longevos executivos do setor automotivo brasileiro, Besaliel Botelho vai se aposentar em dezembro próximo, após 36 anos no Grupo Robert Bosch, 10 deles na presidência da empresa na América Latina, com sede em Campinas (SP). A Bosch comunicou a mudança na direção regional na quarta-feira, 18, e anunciou que o novo presidente será o argentino Gastón Diaz Perez, que assume o posto a partir de janeiro de 2022.

    Segundo comunicado, a mudança ocorre “após um longo período de planejamento”. Após deixar o cargo em dezembro, Botelho seguirá colaborando com a empresa por algum tempo, passará a integrar o conselho consultivo da Bosch na região.

    Hoje aos 62 anos, Botelho ingressou no Grupo Bosch no Brasil aos 26, em 1985. Desde então, atuou em diferentes setores de engenharia e desenvolvimento de produto e áreas comerciais, responsável por projetos locais e internacionais. Em 1997, o executivo assumiu a direção da divisão de negócios de powertrain. Em 2006, ocupou a vice-presidência executiva da empresa na América Latina e, desde outubro de 2011, é o presidente do grupo na região. Ao longo de sua extensa carreira, Botelho participou de importantes projetos da indústria automotiva brasileira, como por exemplo a introdução da tecnologia flex fuel.

    Além da presidência da Bosch América Latina, Botelho acumula outras posições institucionais no setor. Ele é o atual presidente Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), eleito em 2019 e reeleito em 2020 para o biênio 2021-2022. Também é membro da MEI (Movimento Empresarial para Inovação, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e integra o conselho superior da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).

    O novo presidente que assume em janeiro, Gastón Diaz Perez, 45 anos, é graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA) e possui MBA em Gestão pela Universidade Austral (IAE) em Buenos Aires. Perez iniciou sua carreira no Grupo Bosch no programa de trainee executivo em 2000, depois ocupou diferentes posições nas áreas financeira e comercial na Argentina, Espanha, Brasil e Alemanha.

    Em anos recentes, o executivo argentino foi presidente regional da Bosch na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e, desde julho de 2019, Perez passou a integrar a direção regional da empresa como vice-presidente executivo da Bosch América Latina.