Continental se une a startup para criar manobrista virtual

Objetivo é desenvolver sistema que utiliza câmeras e sensores instalados na estrutura da garagem para manobrar os carros

Por REDAÇÃO AB
  • 12/08/2021 - 15:00
  • | Atualizado há 1 mês
  • um minuto de leitura
    O grupo Continental anunciou que está investindo na startup Kopernicus Automotive, especializada em tecnologias de direção autônoma, por meio da aquisição de uma participação minoritária. Localizada em Leipzig (Alemanha), a startup desenvolve tecnologias para manobras autônomas de veículos, baseada em sensores instalados permanentemente na estrutura de garagens e estacionamentos, por exemplo, por meio dos quais os veículos se movimentam sem necessidade de intervenção humana.

    Uma das primeiras aplicações do sistema de manobrista virtual vai poder ser visto em aeroportos, por exemplo, onde o motorista vai entregar seu carro à infraestrutura do local, por meio de um aplicativo, e o veículo será direcionado a uma vaga e fará a manobra de modo automático, utilizando as câmeras locais como sensores.

    Na parte central do sistema estão os algoritmos baseados em Inteligência Artificial que vão proporcionar a melhor orientação e condução de todos os veículos no estacionamento. A Kopernicus garante que pode oferecer uma solução desse tipo para ser implantada de maneira econômica e acessível em qualquer garagem e estacionamento.

    CÂMERAS E SENSORES NA GARAGEM AJUDAM NAS MANOBRAS



    Para permitir que o automóvel estacione sozinho, é necessário apenas que ele possua câmbio automático, freio de estacionamento elétrico, direção com assistência elétrica e uma unidade de comunicação inteligente, equipamentos que já estão presentes em boa parte dos carros atuais (na Europa e nos Estados Unidos, pelo menos).

    “No futuro, os carros nas fábricas, em centros de logística e garagens serão movimentados de forma autônoma. A Kopernikus e a Continental estão trabalhando juntas para desenvolver uma solução segura, confortável e acessível”, afirmou Ralph Lauxmann, chefe de estratégia e soluções futuras para a área de mobilidade autônoma e segurança da Continental. “Na Continental, estamos trabalhando em ambas as soluções, um procedimento de estacionamento autônomo baseado em dados de sensores de veículos e uma solução baseada na infraestrutura inteligente”, completou.

    O sistema de valet parking autônomo desenvolvido pela Continental em conjunto com a Kopernicus vai poder ser visto em ação pela primeira vez durante o IAA Mobility (antigo Salão de Frankfurt), em Munique, de 6 a 12 de setembro. Utilizando modelos de BMW, Ford, Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover e Volkswagen, as empresas farão exibições no estacionamento do local do evento, a fim de demonstrar a capacidade de funcionamento do sistema com veículos de diversas marcas e modelos.