Fundador da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos

Médico que só entrou no mundo automotivo por causa de um Ford Landau, o empresário estava com a saúde debilitada devido a um tratamento de saúde

Por VITOR MATSUBARA, AB
  • 14/08/2021 - 12:15
  • | Atualizado há 1 semana, 3 dias
  • um minuto de leitura
    Carlos Alberto de Oliveira Andrade faleceu na manhã deste sábado, 14, aos 77 anos. O empresário era uma das grandes figuras da indústria automotiva brasileira e comandava o Grupo Caoa (batizado com as iniciais de seus nomes).

    Atualmente responsável por representar as marcas Hyundai, Subaru e Chery, Caoa ingressou no setor automotivo por acaso. Nos anos 70, o então médico comprou um Ford Landau de uma concessionária na Paraíba, que acabou falindo e nunca lhe entregou o veículo.

    “Doutor” Carlos, como ficou conhecido, decidiu, então, adquirir a loja. Os resultados não demoraram a surgir, e, em seis anos, Caoa já havia se tornado o maior grupo de concessionárias Ford do país.

    Seu império se expandiu na década de 90, quando o empresário assumiu a representação de marcas como Renault, Subaru e Hyundai. Esta última, aliás, se consolidou no Brasil graças às agressivas campanhas de marketing realizadas por Caoa, que frequentemente comparava os carros da marca coreana a modelos de luxo.

    A mesma estratégia é repetida atualmente com os veículos da Chery, marca com a qual a Caoa divide o controle em 50% com os chineses desde 2017. O grupo também passou a administrar a fábrica de Jacareí (SP), onde são produzidos alguns dos carros da Caoa Chery. Sob a nova gestão, a marca chinesa saiu da quase falência no Brasil para uma posição cativa no Top 10 das fabricantes de automóveis do país.

    Além da planta no interior paulista, Caoa também comandava o complexo de Anápolis (GO). Lá foram produzidos modelos da Hyundai, como o antigo Tucson (um dos maiores êxitos comerciais sob sua gestão), e são fabricados os carros mais modernos de Hyundai e Caoa Chery, como o Tiggo 8.

    Veja abaixo a nota de falecimento divulgada pela família:

    "É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje.

    "Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.

    "A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.

    "Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira.

    "O velório será hoje no Cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30."