General Tire lança pneus de passeio que avisam a hora de trocar

Modelos Altimax One e Altimax One S são produzidos no Brasil e fazem parte da estratégia para tornar a marca mais conhecida no País

Por WILSON TOUME, PARA AB
  • 10/08/2021 - 15:29
  • | Atualizado há 1 mês, 1 semana
  • 3 minutos de leitura

    Embora esteja presente no mercado brasileiro há mais de 20 anos, a marca de pneus General Tire ainda é desconhecida pela maioria dos consumidores. Pertencente ao grupo Continental, a GT – como também é chamada – está mais ligada ao segmento off-road por decisão do próprio grupo. Agora a ideia é popularizar a marca, e uma das estratégias para isso é o lançamento de dois novos pneus voltados para o uso em automóveis de passeio: o Altimax One e o Altimax One S (destinado a veículos com características mais esportivas).

    Produzidos na fábrica do grupo Continental em Camaçari (BA), os novos modelos chegam para substituir os dois da linha Evertrek. Com isso, a General Tire passa a contar somente com a gama Altimax para carros de passeio – o catálogo da marca também possui pneus para SUVs, picapes e comerciais leves. De acordo com a fabricante, os novos pneus estão disponíveis em 22 medidas, para rodas de 13 a 17 polegadas de diâmetro.

    “Nossa oferta de medidas atenderá, aproximadamente, 91% da frota de passeio que roda no Brasil, o equivalente a cerca de 33 milhões de veículos”, afirmou João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus. “Entre as muitas evoluções do projeto dos novos Altimax estão, por exemplo, o emprego de um novo composto de sílica, a distribuição otimizada do peso e uma nova construção e desenho da banda que, juntos, reduzem o ruído, ampliam a quilometragem e melhoram a segurança de condução em piso seco e molhado”, completou.


    O Monitor de Substituição do Pneu (RTM) é recurso exclusivo dos pneus da General Tire

    MENSAGEM NO PNEU AVISA A HORA DA TROCA



    Os dois novos pneus Altimax contam com recursos exclusivos da General Tire que ajudam a prolongar a vida útil dos pneus, como o Indicador Visual de Alinhamento (VAI, na sigla em inglês), que traz as três letras esculpidas nas partes externas da banda de rodagem. Se o desgaste for irregular as letras, vão desaparecendo uma por uma, indicando a necessidade de corrigir o problema.

    Outra tecnologia presente nos dois novos produtos é o Monitor de Substituição do Pneu (RTM), que consiste na frase “Replacement Tire Monitor” gravada no centro da banda de rodagem. Ao atingir o limite de desgaste, a mensagem passa a ser “Replace Tire”, recomendando que o proprietário substitua-o por um novo. Por fim, algumas medidas dos novos Altimax também contam com o Flange Rib, um ressalto na lateral do pneu que atua como proteção das rodas em manobras de estacionamento, por exemplo. Embora chamem a atenção, esses recursos não são novidade, e já eram usados em outros modelos da marca.

    PRODUÇÃO COM CAPACIDADE MÁXIMA



    De acordo com João Scalabrin, os novos pneus destinam-se, por enquanto, ao mercado de reposição, mas a fabricante já possui contrato de fornecimento como equipamento original com uma montadora para um veículo que ainda não foi lançado. O aftermarket, aliás, é responsável por absorver entre 70% e 80% da produção da fábrica do grupo Continental, que, embora esteja trabalhando em sua capacidade máxima atual, vem enfrentando dificuldades com o fornecimento de insumos “como toda a indústria de pneus”, ressaltou o executivo.

    O supervisor comercial explicou que a empresa vem fazendo uso até de transporte aéreo para manter suas operações em dia e que, mesmo com as paralisações em várias montadoras por falta de semicondutores, a unidade da Continental não possui qualquer previsão para interromper suas atividades. “Risco de parada sempre existe”, acrescentou Caio De Marchi, responsável pelo marketing da Continental Pneus, lembrando os problemas de falta de suprimentos. “Mas não trabalhamos com essa possibilidade no momento”, completou. A fábrica de Camaçari emprega 1,8 mil pessoas e não fez cortes nos últimos tempos, apesar da redução na produção provocada pela pandemia. Além do mercado nacional, a unidade também exporta pneus para os Estados Unidos.

    Mesmo com a meta de aumentar a participação da General Tire no mercado com os novos pneus (números não revelados por questão estratégica), o grupo Continental não planeja realizar novos aportes na unidade de Camaçari. “Há cerca de dois anos nós finalizamos um investimento de € 34 milhões para ampliar a capacidade de produção da planta, então não temos previsão de fazer um novo investimento. Para crescer, a ideia é ajustar a produção estrategicamente, de acordo com a demanda. Hoje, por exemplo, as montadoras estão demandando bem menos, por conta da crise dos semicondutores”, explicou Caio De Marchi.

    Os novos pneus General Tire Altimax One e Altimax One S já podem ser encontrados nas mais de 400 lojas da rede Continental/General Tire em todo o País, além de outros canais de venda, que incluem supermercados, vendas pela internet e marketplaces. “Não temos restrição a nenhum canal de venda”, afirmou Caio De Marchi.