GM faz recall do elétrico Bolt no Brasil após incêndios nos EUA

Origem do fogo é na bateria, cujo reparo vai custar mais de US$ 1,8 bilhão à montadora americana

Por REDAÇÃO AB
  • 01/09/2021 - 19:56
  • | Atualizado há 2 semanas, 1 dia
  • um minuto de leitura
    Depois de vários casos de incêndio principalmente nos Estados Unidos, a GM do Brasil está fazendo o recall do seu modelo elétrico Bolt para realizar a troca do conjunto de baterias fabricado pela coreana LG.

    Até então, a filial brasileira informava que as unidades vendidas no País não precisariam passar pelo conserto, porém a situação mudou a partir do momento em que a matriz foi obrigada a convocar um recall global.

    No Brasil, estão sendo chamadas 235 unidades (ver número de chassis abaixo), fabricadas entre junho de 2019 e junho de 2020, referentes apenas à geração antiga, o que excluiu a versão atual, lançada em agosto. O informe da GM brasileira explica que existe o risco de acidente apenas durante o carregamento e quando a bateria estiver carregada com sua capacidade total ou muito próxima dela.

    O serviço será realizado em duas etapas. Na primeira, a concessionária fará um ajuste de configuração, só para limitar o carregamento até no máximo 90% da capacidade da bateria. Apenas em outra ocasião será feita a substituição do conjunto da bateria.


    Apenas modelos da geração antiga do Bolt estão no recall

    O problema dos Bolt se tornou mais grave a partir de julho deste ano, quando quatro incêndios foram relatados. A primeira medida da montadora veio em novembro, quando ela anunciou um recall e passou a recomendar que os proprietários carregassem apenas 90% da capacidade de suas baterias.

    Posteriormente, a empresa lançou atualizações de software que forçavam essa medida de segurança no sistema dos carros. Por último comunicou um recall mundial, que envolve 100 mil veículos e deve custar mais de US$ 1,8 bilhão.

    Para fazer o agendamento do recall no Brasil ou obter mais informações, o proprietário deve procurar uma concessionária da Chevrolet, entrar em contato pelo telefone 0800-702-4200 ou fazer o agendamento digital neste link.

    Carros envolvidos no recall brasileiro

    Veículo: Chevrolet Bolt modelo 2020

    Data inicial e final de fabricação: 14/Jun/2019 a 20/Jun/2020

    Números do chassis: L4100194 a L4125710