GriGo acelera expansão com venda on-line de peças para veículos diesel

Empresa está recebendo aporte de fundo de investimento e planeja abrir capital em 2025

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 03/09/2021 - 10:00
  • | Atualizado há 2 semanas
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    Com apenas nove meses de operação e investimento inicial de R$ 1 milhão, a GriGo entrou em ritmo de crescimento acelerado. A plataforma digital de compra e entrega de peças de reposição para veículos diesel oferece portfólio de 18 mil itens de 300 marcas. Este mês o negócio vai receber novo aporte de R$ 1,5 milhão do fundo Venture Capital Evergreen e já prepara nova captação de recursos em março de 2022, para ampliar seu alcance geográfico e lançar ferramentas financeiras como linhas de financiamento e cartão de crédito para a base de clientes, essencialmente formada por reparadores e caminhoneiros.

    No início de agosto passado a GriGo mudou sua sede para Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo onde os quatro sócios fundadores passaram boa parte de suas carreiras na fabricante de eixos Meritor. Um deles é Luis Marques, diretor geral da GriGo que já atuava no aftermarket de veículos pesados e prevê boas condições de mercado para expansão da empresa, o que já pode ser notado no quadro de empregados. No curto espaço de tempo desde a mudança para o novo escritório, a equipe dobrou de tamanho, de oito para dezesseis pessoas, e mais 15 contratações estão previstas até o fim do ano.

    “A oferta de peças de reposição on-line de forma rápida e eficiente encontra aceitação imediata no mercado brasileiro, por isso nosso crescimento é muito rápido. O faturamento dobrou nos últimos três meses e deve dobrar novamente até o início de 2022”, informa Luis Marques.



    A GriGo inaugurou sua plataforma on-line em novembro de 2020 atuando com entregas para a Grande São Paulo e hoje aceita encomendas para todo o País. Com o novo investimento, em 2022 o objetivo é ampliar o atendimento em cidades no Estado de São Paulo e capitais como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Até 2023 a ideia é atuar em todas as capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e iniciar a expansão internacional em 2024, começando por Argentina e Colômbia. Com os negócios consolidados, o projeto é abrir o capital em bolsa com uma oferta inicial de ações (IPO) em 2025, conta Marques.

    ESTOQUE INFINITO E RAPIDEZ NAS ENTREGAS



    Marques aponta que a chave do sucesso imediato da GriGo é combinar facilidade de encontrar a peça necessária no site on-line 24 horas por dia, rapidez nas entregas e o que chama de “estoque infinito” de mais de 100 fabricantes e distribuidores de componentes de reposição para veículos diesel. “Nós focamos em resolver com a digitalização os problemas comuns desse mercado, principalmente reduzir o tempo de reparo nas oficinas que hoje pode passar de 10 dias pra encontrar e receber uma peça. A compra e envio rápido do componente, sem aplicar preços abusivos, melhora o atendimento e aumenta o faturamento do reparador, além de colocar o veículo mais rápido para rodar e voltar a faturar para o caminhoneiro”, explica o diretor.

    A GriGo preparou uma plataforma de comércio eletrônico bastante acessível e dotada de inteligência artificial para facilitar as pesquisas. Ao entrar no site www.pecagrigo.com.br, basta digitar a placa ou número de chassi do veículo para encontrar toda a base de partes e peças, separadas por segmentações como motor, câmbio, eixos, freios, lubrificantes e até diesel. Com exceção de pneus, o balcão virtual comercializa “peças de para-choque e para-choque para qualquer veículo diesel, pesados como caminhões e ônibus ou leves como vans e picapes”, informa Marques.

    Feito o pagamento (via boleto, cartão de crédito, PIX ou PagSeguro), o recebimento da encomenda expressa em um raio de até 100 km da Grande São Paulo é de quatro horas. Para distâncias de até 200 km a média de entrega é de 24 horas. Para outras localidades no País o prazo é de dois a cinco dias, dependendo da região. A GriGo trabalha com diversas transportadoras e o Correio. Todo o processo pode ser rastreado pelo cliente.