Grupo JCA renova frotas com aquisição de 271 novos ônibus

Veículos de várias montadoras e destinados a diferentes operações já estão sendo incorporados às frotas de Cometa, Catarinense e 1001

Por REDAÇÃO AB
  • 10/08/2021 - 17:06
  • | Atualizado há 1 mês, 1 semana
  • um minuto de leitura
    O grupo JCA, especializado em transporte e em logística, e controlador das empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso Sul e Rápido Ribeirão, está renovando a frota de suas companhias, já se antecipando ao movimento de retomada das viagens, no qual a empresa aposta, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o País. No total, serão 271 novos ônibus que serão entregues até o fim deste ano.

    "Como grupo, estamos sempre atentos à renovação de frota para o aprimoramento dos nossos serviços. Mesmo neste período desafiador que estamos vivendo, com tantas incertezas, estamos reforçando nosso compromisso com os clientes e com a sociedade”, declarou Anuar Helayel, diretor da unidade de transporte de passageiros do grupo JCA. “Optamos por investir em ônibus que ampliam não só o conforto, como também a segurança dos passageiros durante as viagens por meio de tecnologias avançadas de segurança. Além disso, nossa frota conta com telemetria, garantindo qualidade e segurança para nossos clientes", acrescentou.

    Parte dos novos ônibus possui sistemas de assistência ao condutor, como frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. A Viação Catarinense já recebeu 12 dos 24 novos veículos programados, todos com chassis Scania K 440 e carroceria Vissta Buss DD, da Busscar, com os programas de segurança, assim como os 25 novos veículos com carroceria Vissta Buss 360L (com motor traseiro) entregues à Cometa em São Paulo. A mesma empresa recebeu, em Curitiba (PR), 25 modelos El Buss 320L – também da Busscar – com chassi Volkswagen, que serão usados em fretamento. No total, a Viação Cometa vai receber 111 novos veículos, sendo 70 Scania e 41 VW.

    RENOVAÇÃO TAMBÉM NAS OPERAÇÕES URBANAS



    Já a Auto Viação 1001, do Rio de Janeiro, deve começar a operar em agosto com os 45 novos ônibus modelo El Buss 320L com chassis Mercedes-Benz de motor dianteiro e suspensão pneumática no transporte intermunicipal. Ao todo, a empresa vai receber 136 novos veículos, dos quais 65 terão chassi Scania (equipados com sistemas de assistência ao motorista), 45 da Mercedes-Benz e carroceria El Buss 320L, e outros 16 com as novas carrocerias Caio Apache Vip V, que vão operar no transporte urbano da capital fluminense.

    O pacote será completado com oito modelos Mercedes-Benz montados com carroceria El Buss 320L e dois micro-ônibus Volkswagen com carroceria Marcopolo Senior, para operações de fretamento e turismo. O grupo JCA finalizou o comunicado informando que no processo de renovação, alguns dos veículos usados que estavam em operação serão revendidos por meio da Renovebus, empresa especializada na venda de ônibus seminovos e parceira do grupo.