Hyundai mostra novo Creta sem disfarces na fábrica

Montadora divulga fotos das primeiras unidades da linha 2022 produzidas na planta de Piracicaba (SP)

Por ZECA CHAVES, AB
  • 18/08/2021 - 21:09
  • | Atualizado há 3 semanas
  • 2 minutos de leitura

    Depois de divulgar fotos e um vídeo do novo carro escondido na penumbra, a Hyundai finalmente revelou sem disfarces como será a nova geração do Creta, que está programada para chegar ao mercado brasileiro no final deste ano.

    A montadora divulgou as fotos das primeiras unidades recém-saídas da linha de montagem na fábrica de Piracicaba, no interior paulista, na noite desta quarta-feira, 18. Porém, diferentemente do que é habitual, esse material não foi distribuído pela assessoria de imprensa ou pelas redes sociais da montadora, mas sim publicado no perfil pessoal no LinkedIn de Ken Ramirez, CEO da Hyundai do Brasil e da América Central e do Sul.

    Ao compartilhar as três fotos com os funcionários na linha de montagem, o executivo comemorou o início da produção e aproveitou para confirmar quais serão os principais equipamentos que estarão disponíveis no Creta 2022, que contará, nas suas palavras, com “controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, amplo teto solar panorâmico, monitor de ponto cego, sistema de frenagem autônoma, um cluster de instrumentos totalmente digital e a maior interface multimídia touchscreen do segmento”.

    O novo Creta já foi apresentado no exterior no fim do ano passado com um design polêmico, graças aos seus faróis pouco convencionais. É possível notar que o SUV nacional segue o mesmo estilo da versão vendida na Rússia, com uma grade com desenho mais elaborado, em vez do modelo indiano, que traz uma grade de barras horizontais.


    O CEO Ken Ramirez ao lado do novo Creta brasileiro

    As fotos e o vídeo divulgados em julho mostravam que a nova geração do SUV terá a mesma central multimídia BlueNAV de 10,25 polegadas (conexão para Apple CarPlay e Android Auto) do modelo vendido na Rússia e China, além dos faróis full led, freio de estacionamento elétrico, borboletas para troca de marchas no volante multifuncional e uma tela de 7 polegadas no quadro de instrumentos, que ficará entre o conta-giros e o marcador de combustível analógicos.

    As imagens revelavam ainda que o modelo também terá a opção de uma câmera instalada no retrovisor direito, que vai projetar o vídeo na frente do motorista, como parte do recurso de assistência contra pontos cegos, além do recurso do banco do motorista com ventilação embutida.

    A nova geração do Creta será maior que a atual. A versão vendida lá fora tem 4,30 metros de comprimento (cresceu 3 cm) e 2,61 metros de entre-eixos (2 cm maior). No Brasil, o SUV ganhará o mesmo motor 1.0 turbo de 3 cilindros que equipa o HB20, com 120 cv e 17,5 mkgf, mais moderno que o atual 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 mkgf. Fontes do mercado dizem que a motorização 2.0 aspirada de 166 cv e 20,5 mkgf deve permanecer em linha nas versões mais sofisticadas.

    De acordo com reportagem do site Mobiauto, a geração antiga continuará a ser vendida no Brasil, como se fosse uma versão de entrada, dividindo o mesmo espaço nas concessionárias com o futuro SUV.

    Veja abaixo o depoimento do CEO da Hyundai publicado no LinkedIn.

    “Um momento maravilhoso na nossa fábrica de Piracicaba! Começou oficialmente a produção da Nova Geração Hyundai #Creta2022 !

    “Construído com as mais avançadas metodologias de produção e qualidade da Indústria 4.0, o Hyundai #Creta2022 eleva o segmento B-SUV com o melhor conforto e sofisticação da categoria, integrando uma combinação singular e características inéditas no segmento, como a conectividade Hyundai #Bluelink, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, amplo teto solar panorâmico, monitor de ponto cego, sistema de frenagem autônoma, um cluster de instrumentos totalmente digital e a maior interface multimídia touchscreen do segmento... tudo isso em um design e interior premium, superior ao de seus concorrentes... Mais uma vez, Hyundai estabelece um novo patamar para o segmento!

    “Gostaria de agradecer sinceramente a todas as nossas equipes por seu esforço e compromisso que tornaram este momento possível. O lançamento da Nova Geração Hyundai #Creta2022 também reflete nossas esperanças e confiança para o futuro! Temos muito pelo que esperar!”