Mercedes desmembrou terreno da fábrica antes da venda

Montadora e a Great Wall vão operar em endereços diferentes em Iracemápolis (SP)

Por BRUNO DE OLIVEIRA, AB
  • 18/08/2021 - 15:32
  • | Atualizado há 3 semanas
  • um minuto de leitura

    A Mercedes-Benz e Great Wall seguirão suas operações em endereços diferentes em Iracemápolis (SP). A Mercedes desmembrou o terreno da fábrica vendida aos chineses antes de negociá-lo, informou a prefeita Nelita Michel (PL) na quarta-feira, 18. Assim, o complexo industrial ficou instalado em um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, enquanto a pista de testes da montadora alemã segue em espaço de 1,3 milhão de metros quadrados.

    O campo de provas para veículos comerciais da Mercedes-Benz entrou em operação em 2018, dois anos após ser anunciado pela montadora como fruto de investimento de R$ 90 milhões. É formado por 16 pistas que juntas, somam trecho de 12 quilômetros com mais de 14 tipos de pavimentações diferentes. A unidade de simulações é conectada on-line com a rede global de desenvolvimento de produtos da Daimler Trucks, sediada na Alemanha.



    LEIA TAMBÉM:
    > Mercedes-Benz confirma venda da fábrica para Great Wall
    > Iracemápolis garante incentivos fiscais à Great Wall por 20 anos



    Em 2019, a montadora anunciou investimento de R$ 70 milhões em consórcio com a Bosch para construir no espaço um outro campo de provas. O ativo poderá ser utilizado não só pelos dois donos, mas também por qualquer fabricante de veículos e autopeças que queira alugar as facilidades, muitas delas inéditas no País, para desenvolver sistemas de segurança, assistência ao condutor, eficiência energética e novas tecnologias que serão exigidas nos próximos anos.

    “Cada empresa não consegue fazer sozinha todos os investimentos que serão necessários nos próximos anos, precisamos de parceiros para diluir os custos. Ao mesmo tempo, temos de testar muitas novas tecnologias aqui e o campo vai aumentar nossa velocidade de desenvolvimento local”, disse, à época, o então presidente da Mercedes-Benz, Philipp Schiemer.