Produção de veículos na Argentina manteve crescimento em agosto

Volume de exportações no mês foi o melhor do ano, segundo a Adefa

redacao-ab
Redação AB
  • 03/09/2021 - 18:46
  • | Atualizado há 2 semanas, 3 dias
  • um minuto de leitura
    A produção de veículos na Argentina apresentou crescimento de 20% em agosto na comparação com o volume produzido em julho. De acordo com dados do balanço da Adefa divulgados na sexta-feira, 3, saíram das linhas instaladas no país vizinho 38,3 mil unidades. Na comparação com o resultado de agosto do ano passado, houve crescimento de 48,5%.

    No acumulado do ano até agosto a produção somou 263,8 mil unidades, resultado que representa crescimento de 97,5% sobre o registrado no janeiro-agosto do ano passado. Do total produzido este ano 104,6 mil unidades correspondem à produção de automóveis, que cresceu 128% sobre 2020. A produção de veículos comerciais, por sua vez, somou no período 159,2 mil unidades, alta de 81%.

    No caso das exportações, os embarques de veículos produzidos na Argentina somaram 155,9 mil unidades até agosto, desempenho 104% maior do que aquele observado em igual período no ano passado. Apenas em agosto, o volume exportado foi de 25 mil unidades, o maior volume do ano. O resultado é 83% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

    Os embarques ao Brasil representaram 64,2% do total exportado pela Argentina no ano, somando 100 mil unidades de veículos. México, Uruguai, Colômbia e a região do Caribe fecham o grupo dos cinco principais destinos das exportações de veículos produzidos naquele país.

    "O desempenho do setor continua a refletir bons resultados, fruto do trabalho e compromisso assumido pelas fabricantes para aumentar os volumes de produção", disse Daniel Herrero, presidente da associação. "É importante destacar que tanto a produção quanto as exportações, principais pilares da nossa indústria, apresentam volumes superiores aos registrados no período pré-pandêmico."