Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 15/01/2013 | 15h38

Caminhões: governo aprova depreciação acelerada

Lei vale para veículos adquiridos entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2012

REDAÇÃO AB

Na terça-feira, 15, foi publicada no Diário Oficial a Lei 12.788/2013, que autoriza a depreciação acelerada de caminhões e de vagões e locomotivas. Com o mecanismo, anunciado no fim de agosto do ano passado, é possível reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda. A regra vale para bens adquiridos ou encomendados entre o início de setembro e o fim de dezembro de 2012.

"Para efeito de apuração do imposto sobre a renda, as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real terão direito à depreciação acelerada, calculada pela aplicação da taxa de depreciação usualmente admitida multiplicada por três, sem prejuízo da depreciação contábil”, determina a lei (veja aqui).

A legislação foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff com 12 vetos. Um deles barrou a extensão do incentivo para carros de passageiros metroferroviários, equipamentos portuários e embarcações mercantes. Segundo ela, se fosse aprovado para estes segmentos, o benefício ampliaria o escopo da medida sem um estudo mais aprofundado do impacto da renúncia fiscal.



Tags: caminhões, depreciação acelerada, legislação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência