Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 31/03/2013 | 19h40

IPI de veículos permanecerá reduzido até o fim de 2013

Medida pretende evitar retração nas vendas

GIOVANNA RIATO, AB

O ministério da Fazenda divulgou no sábado, 30, que o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos permanecerá reduzido até o fim de 2013. As alíquotas deveriam aumentar na segunda-feira, 1º, cumprindo o cronograma de retomada da cobrança integral do tributo, que seria concluído em julho. Com o anúncio, o governo mantém o tributo no nível atual, em vigor desde janeiro.

A medida, que representa renúncia fiscal de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro, pretende evitar uma ruptura no crescimento das vendas de veículos. Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou que a decisão pretende estimular a indústria automobilística, que “é um dos motores da economia e responde por 25% do PIB industrial do País”. Segundo ele, o incentivo afetará toda a cadeia, incluindo as indústrias de autopeças e de acessórios.

O IPI de veículos não é cobrado integralmente desde maio de 2012, quando a queda nas vendas do setor sensibilizou o governo, que decidiu reduzir a alíquota para incentivar o consumo. Em janeiro deste ano foi feito o primeiro aumento do imposto e é este o tributo que ficará em vigor até o fim do ano.

O imposto para automóveis com motor até 1.0, normalmente de 7%, será mantido em 2% até o fim do ano. No caso dos carros com motor flex 1.0 a 2.0, o tributo ficará em 7%, significativamente abaixo dos 11% do tributo integral. O IPI para automóveis de 1.0 a 2.0 a gasolina continuará em 8%, inferior ao patamar normal de 13%. Para utilitários, a alíquota ficou em 2%, o nível normal é de 8%. Veículos com motores acima de 2 litros continuam com imposto de 25% para modelos a gasolina e de 18% para versões flex.



Tags: IPI, veículos, imposto, redução, Guido Mantega.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência