Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA Latam investe R$ 11, 4 milhões em novo centro de design integrado
Novo espaço do Design Center da FCA na América Latina integra equipes e projetos das marcas do grupo

Indústria | 13/08/2019 | 10h30

FCA Latam investe R$ 11, 4 milhões em novo centro de design integrado

Nova sede em Betim vai desenvolver projetos na América Latina das marcas Fiat, Jeep e RAM

SUELI REIS, AB | De Betim (MG)

O centro de design do Grupo FCA amplia sua atuação na América Latina com a inauguração, na segunda-feira, 12, de sua nova sede localizada dentro do complexo industrial de Betim (MG), onde foram investidos R$ 11,4 milhões, que já nasce com a ambição de ampliação (veja imagens da nova sede no vídeo abaixo). Além disso, pela primeira vez desde que iniciou suas atividades por aqui, em 2002, o atual Design Center Latam (ex-Centro de Estilo Fiat do Brasil), que antes trabalhava exclusivamente em produtos Fiat, agora passa a integrar os projetos de três marcas da FCA: Fiat, Jeep e RAM, sendo responsável por elas na região e elevando seu papel na colaboração global com os demais centros de design da companhia no mundo.

O local - em espaço de 2,7 mil metros quadrados de área útil, dividido em dois pavimentos - une as equipes responsáveis por diversas etapas do processo de criação e design dos veículos, que antes trabalhavam em escritórios separados dentro do complexo. No novo centro foram abrigados 150 profissionais que apoiam o desenvolvimento das áreas de interiores, exteriores, materiais, cores e design gráfico, entre outras, reduzindo o tempo de desenvolvimento e facilitando a logística de acesso entre elas.



“O Design Center Latam continua focado no desenvolvimento de produtos para o mercado local, muito mais integrado e agora também como um centro multimarcas”, celebra o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender. “O novo centro é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história: nascemos como unidade de estilo Fiat do Brasil, em 2002: são 17 anos de uma área que agora encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, completa.

A nova sede já nasce com uma promessa de ampliação. Segundo Fassbender, um novo investimento está previsto para os próximos anos para a construção de um segundo prédio ao lado do atual, a fim de abrigar novas tecnologias que auxiliam no processo de desenvolvimento dos designers, como equipamentos de usinagem e impressora 3D, entre outros espaços.

NOVAS TECNOLOGIAS E ATRIBUIÇÕES


Ao longo de seus 17 anos de funcionamento, o centro de design da Fiat/FCA no Brasil ganhou conhecimento e aprimorou sua autonomia com o desenvolvimento de carros Fiat. O primeiro projeto 100% desenhado em Betim e nascido do zero foi o novo Uno lançado em 2010, cujo processo foi iniciado em 2008. Parte do processo de criação de Mobi, Argo, Cronos e Toro também nasceram na unidade mineira da empresa. Desde 2016, o centro trabalha integrado ao time global formado por quatro polos, incluindo a matriz na Europa (Turim, Itália), América do Norte (Detroit, Estados Unidos) e Ásia (Xangai, China).

Segundo Daniel Gerzson, líder de design exterior, o centro sempre possuiu área de criação, mas seu refinamento adquirido ao longo dos anos fez com que herdasse algumas tarefas antes feitas fora do País, como o desenvolvimento da interfaces de sistemas de infoentretenimento, por exemplo. “Sempre houve integração e supervisão da Itália, mas as coisas foram se descolando de acordo com as necessidades e características locais”, explica.

Os 150 profissionais abrigados hoje no centro de design brasileiro da FCA são de diferentes especialidades, entre designers, engenheiros, psicólogos e até sociólogos, que juntos contribuem com as várias etapas do processo de criação. Em seu novo local de trabalho, eles contam com espaços integrados para colaboração, além de duas novidades: o primeiro é o laboratório User Experience (UX) equipado com um simulador exclusivo desenvolvido pela FCA em parceria com a Venturus, empresa do Polo de Tecnológico de Campinas (SP). O equipamento é capaz de criar diferentes condições de direção em ambiente 3D para testar o olhar e a percepção dos usuários a partir do funcionamento de sistemas multimídia e painel de instrumentos, por exemplo, avaliando sua usabilidade e a experiência ao longo do percurso.

Também é testada a interação do sistema do carro com o trânsito, sincronizando os sinais do veículo por meio de inteligência artificial. Ao lado do simulador, em uma sala de espelho totalmente isolada e oculta são colhidos os dados do laboratório e permite que desenvolvedores, engenheiros e pessoal da qualidade possam observar os testes e as reações dos condutores em tempo real, avaliando durante as simulações o que já funciona e o que ainda precisa ser aprimorado, tudo sem a necessidade de protótipos e testes reais nas ruas. Um outro simulador equipado com óculos de realidade aumentada ajuda a avaliar as primeiras impressões do usuário com o projeto.

“Isso nos dá agilidade de desenvolvimento, permitindo ciclos mais curtos em todo o processo”, afirma Gerson.

O local também conta com uma nova sala virtual, que sozinha recebeu investimento de R$ 1 milhão: seu equipamento de projeção a laser permite visualizar os projetos em alta resolução e tamanho real, contribuindo para a verificação de detalhes, como texturas de superfícies. Além disso, foi montado um showroom para apresentação de protótipos e outra sala com mais de 600 metros quadrados para a construção e validação de modelos e peças, que podem ser feitas de argila, resina e madeira.



Tags: FCA, Fiat Chrysler, design, Fiat, Jeep, RAM, Peter Fassbender.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência