Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota Yaris é o carro com a menor depreciação

Mercado | 29/11/2019 | 17h37

Toyota Yaris é o carro com a menor depreciação

Modelo vence edição 2019 do prêmio Maior Valor de Revenda, da Agência AutoInforme

SUELI REIS, AB

O Toyota Yaris é o carro com a menor depreciação do mercado brasileiro ao alcançar índice de 7,1% com um ano de uso de acordo com levantamento anual da Agência AutoInforme, que realizou a 6ª edição do prêmio Maior Valor de Revenda - Autos, na sexta-feira, 29.

Nesta edição a premiação contou com 17 categorias e avaliou os 107 veículos zero quilômetro mais vendidos de 24 marcas (confira a lista completa no fim do texto).

O Toyota Yaris concorreu na categoria hatch compacto e ficou à frente de Chevrolet Onix (7,9%) e Hyundai HB20 (8,7%). Além de revelar o vencedor geral, a categoria hatch compacto também registrou os veículos com os menores índices de depreciação deste ano.

“O Selo Maior Valor de Revenda já está consolidado no mercado e vem sendo utilizado pelas empresas em suas campanhas de produto”, afirma o editor da Agência AutoInforme, Joel Leite. “Que essa iniciativa possa contribuir para o engradecimento do mercado”, completa.

Joel Leite aponta que a perda do valor dos carros não é pequena. “Poucos foram aqueles veículos que alcançaram um índice de depreciação abaixo de 10%: apenas 32 modelos de 14 marcas ficaram com índice abaixo disso e estamos falando de um universo de 720 carros”. Ele lembra que o recorde foi alcançado pelo Honda HR-V na edição de 2016, quando o modelo perdeu apenas 4,5% de seu valor após um ano de uso.

Entre os modelos premiados neste ano que alcançaram índice de depreciação abaixo de 10% estão os Volkswagen Tiguan, Saveiro e Up!, Renault Kwid, os Chevrolet Cobalt, Prisma e Equinox, Jeep Compass, Hyundai HB20S e Creta, Fiat GranSiena, Honda City, Volkswagen Virtus e os Toyota Corolla, Hilux e SW4.

Com relação a todos os 17 premiados desta edição, seis deles melhoraram suas posições com relação ao índice alcançado na pesquisa anterior (2018): todos os Toyota - Prius, Corolla, Hilux e SW4 - Volkswagen Saveiro, e Chevrolet Prisma.

CRITÉRIOS


A pesquisa considera a comparação feita entre o preço real do veículo novo praticado no mercado e o preço do mesmo carro após um ano de uso. Neste caso, o estudo não utiliza o preço de tabela. Como parâmetro, foram considerados os preços de cada modelo em agosto de 2018 (novo) e em agosto de 2019 (usado).

Segundo Joel Leite, o estudo avalia ainda diversas ocorrências do mercado durante a cotação, como a disponibilidade do produto, os bônus (descontos e promoções) concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores, a fim de eliminar as distorções de preços provocadas por tais ações. Como regra da pesquisa, foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses e também aqueles que não atingiram o volume mínimo de 1 mil unidades vendidas no período de captação dos preços.

Neste ano, a categoria sedã grande foi extinta pela baixa representatividade nas vendas.

VENCEDORES


Confira a lista dos carros que receberam o selo Maior Valor de Revenda da AutoInforme nas 17 categorias de 2019:



Tags: Toyota, Yaris, depreciação, preço, valor, mercado, prêmio, Maior Valor de Revenda, AitoInforme.

Comentários

  • Leandro

    Issomostra a competência da Toyota no mercado ...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência