Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen firma compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres

Estratégia | 28/09/2020 | 05h30

Volkswagen firma compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres

Documento da ONU Mulheres e do Pacto Global fomenta o engajamento das empresas na promoção da equidade de gênero

GIOVANNA RIATO, AB

A Volkswagen tornou-se signatária dos WEPs - Womens’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento das Mulheres), compromisso desenvolvido pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global. Com a ação, a companhia confirma o engajamento com a promoção da equidade de gênero e de oportunidades. Em comunicado, Marcellus Puig, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen América do Sul, aponta a importância do iniciativa:

“Este acordo nos ajudará a adotar políticas que buscam o crescimento da participação feminina de maneira robusta nas posições de gestão com foco no desenvolvimento do maior número de mulheres para se tornarem líderes”, destacou.



Segundo a companhia, o compromisso é parte do esforço em curso na Volkswagen para promover uma profunda transformação cultural. Pablo Di Si, presidente e CEO da empresa na América Latina aponta que o objetivo é tornar a empresa mais humana e ágil (ele fala a respeito nesta entrevista).

“Uma equipe diversa e uma gestão mais inclusiva estimulam a inovação e a criatividade. E justamente estes dois fatores, essenciais para o período em que estamos vivendo, podem nos levar a um patamar além”, destacou Di Si.



A IMPORTÂNCIA DO COMPROMISSO COM A EQUIDADE DE GÊNERO



O comprometimento da companhia acontece em toda a América do Sul, já que a operação argentina também assinou o documento localmente. No Brasil, a Volkswagen entra para um grupo de mais de 300 companhias signatárias dos WEPs – um número ainda pequeno se comparado ao universo de mais de 19,2 milhões de empresas em operação no País, sendo 1,9 milhão delas de médio e grande porte, conforme indicam dados do Sebrae.

Neste contexto, o compromisso da Volkswagen integra recente e relevante movimentação da indústria automotiva para se adequar aos Princípios de Empoderamento da Mulher, que estimulam a busca por equidade de oportunidades para garantir sustentabilidade aos negócios e à sociedade. No setor, as mulheres ocupam apenas 6% das posições de alta gestão, segundo a pesquisa Liderança do Setor Automotivo.

Em novembro de 2019, estimuladas pela Rede AB Diversidade, seis empresas e entidades do setor assinaram o documento da ONU Mulheres, incluindo a própria Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no Brasil. Mesmo diante da pandemia que impõe preocupação com o curto prazo, este ano, além da Volkswagen, a Hyundai também se comprometeu com os princípios da ONU Mulheres.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES?



Os WEPs foram criados pela ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a equidade de gênero e o empoderamento feminino, em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas, entidade focada na promoção compromisso das empresas com o desenvolvimento social. Conheça os sete princípios:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; 4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.



Tags: ONU Mulheres, WEPs, Volkswagen, Pacto Global, diversidade, inclusão, empoderamento feminino, mulheres.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência