Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Clarios poupa mais de 10 milhões de litros de água potável

Sustentabilidade | 16/10/2020 | 15h13

Clarios poupa mais de 10 milhões de litros de água potável

Fabricante das baterias Heliar conseguiu o feito graças à sua estação de tratamento de águas pluviais

REDAÇÃO AB

A Clarios, fabricante das baterias do Brasil, também se destaca no aspecto ambiental, já que anunciou ter alcançado a expressiva marca de 10 milhões de litros de água economizados em seus processos produtivos no período de março a setembro deste ano.

O feito foi conseguido graças à estação de tratamento de águas pluviais instalada na fábrica da empresa, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Operando desde o fim de fevereiro, a unidade tem capacidade para captar 2 milhões de litros de água da chuva por mês, que são direcionados para os sistemas de refrigeração das mesas de formação das baterias.

“Sabemos a importância de economizar água, já que vivemos um momento de forte estiagem; por isso implantamos esse projeto na fábrica para que conseguíssemos diminuir o uso de água potável, colocando em prática os nossos compromissos com o meio ambiente e com o consumo consciente”, afirmou Faustino Corrêa da Silva, coordenador de meio ambiente da Clarios, que explicou ainda que 30% da água usada nos sistemas de refrigeração foi obtida de modo sustentável.

LÍDER TAMBÉM EM RECICLAGEM



A Clarios também possui papel importante na reciclagem de baterias, já que é a maior recicladora de baterias de chumbo ácido do mundo. A empresa afirma possuir um programa que garante o reaproveitamento de 98% das baterias produzidas por ela em todo o mundo. No Brasil, a porcentagem chega a 100%, e apenas neste ano a fabricante destinou cerca de 51 milhões de toneladas de baterias para a reciclagem.

A empresa afirma ainda que as baterias produzidas por ela possuem um dos maiores índices de reutilização do mercado, pois até 99% dos materiais usados podem ser reciclados. O melhor é que a utilização do material reaproveitado ainda permite economizar até 90% de energia e evita a emissão de gases poluentes que seriam gerados nos processos de produção.

A Clarios também colaborou, junto com o Ministério do Meio Ambiente, na elaboração de um acordo de reciclagem responsável, assinado por 70% da cadeia de fornecimento de baterias automotivas do País (incluindo fabricantes, importadoras, distribuidoras e recicladoras). Esse acordo prevê que, neste ano, produtoras e importadoras devem reciclar 80% das baterias de automóveis vendidas, e essas porcentagens passam para 85% em 2021 e 90% em 2022.



Tags: Sustentabilidade, Clarios, baterias, reciclagem, água potável, águas pluviais, Heliar, Faustino Corrêa da Silva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência