logo

2024

Vencedores e perdedores de 2024: BYD tomou mercado de Chevrolet e Jeep

Ao lado da marca chinesa, Caoa Chery e Ford foram as empresas que mais ganharam espaço no ranking de vendas de carros no ano passado
Author image

Giovanna Riato

13 jan 2025

4 minutos de leitura

mercado automotivo ranking vendas 2024

Em 2024, o mercado automotivo brasileiro ficou ainda menos concentrado nas mãos das marcas mais tradicionais. O ranking de vendas de carros de passeio foi movimentado. Enquanto a BYD avançou em participação, Fiat e, principalmente, Chevrolet perderam espaço. Já a Volkswagen sustentou a posição, com leve ganho de terreno.

Apesar de menos agressivas na estratégia de vendas, a Caoa Chery e a – agora importadora de veículos – Ford também ficaram entre as empresas que mais conquistaram market share. As conclusões vêm de análise dos dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) divulgados pela Fenabrave.

Fiat e Volkswagen seguem na liderança do ranking

Com o bom volume de vendas das picapes Strada e Toro, além do Argo e do Mobi, a Fiat permaneceu firme na liderança do ranking de vendas de carros em 2024. A companhia emplacou mais de meio milhão de veículos, com crescimento de 9,6% na comparação com o resultado de 2023.

Ainda assim, a alta foi inferior à expansão do mercado automotivo brasileiro como um todo, que avançou 14%. Com isso, a marca italiana encerrou o ano com diminuição de 0,8 ponto porcentual em participação nas vendas, para 21%.

Atrás da Fiat, surge a Volkswagen como segunda marca de carros mais vendida do Brasil. Os licenciamentos de modelos da marca somaram 400,4 mil unidades, com crescimento de 16%. O volume garantiu discreto aumento de 0,2 ponto à participação de mercado da montadora alemã, que encerrou 2024 com 16% de market share.

A expansão reflete o bom volume de vendas do Polo, que foi o segundo modelo mais vendido do Brasil, atrás apenas da Strada. A demanda pelo carro teve impulso das compras para frotas.

Chevrolet foi quem mais perdeu espaço em 2024

A Chevrolet sustentou a posição de terceira marca de veículos leves mais vendida do Brasil, mas não com muita firmeza. Os emplacamentos caíram 4% no ano, para 314,9 mil carros, com redução importante da demanda pelo Onix e, ainda, leve queda nos emplacamentos da picape Montana

E, como o ranking de vendas de carros nunca fica com espaços vagos, a BYD rapidamente ocupou o terreno perdido pela montadora dos Estados Unidos. A recém-chegada chinesa abocanhou fatia de 2,2 pontos porcentuais de participação de mercado e respondeu por 3% do total vendido no Brasil no ano passado, consolidando a posição de décima marca mais vendida do país.

Foram emplacados 76,8 mil carros BYD no país ao longo de 2024, volume 328% superior aos pouco mais de 17 mil veículos negociados em 2023. A alta acontece mesmo com atraso na produção local da empresa, que tinha programado o começo da montagem de veículos no Brasil para o ano passado.

O prazo foi prorrogado para este ano, mas, neste momento, a construção da fábrica da empresa em Camaçari (BA) está parada por causa do flagra de trabalhadores em condições similares à escravidão na obra.

ranking vendas carros 2024

Jeep e Toyota derrapam no mercado

As grandes movimentações de 2024 não aconteceram só no topo do ranking de vendas de carros ou com marcas entrantes. A Hyundai, por exemplo, superou a Toyota e figurou como quarta maior marca de veículos leves do Brasil, com 206 mil licenciamentos e alta de 10,6% nos volumes.

Enquanto isso, a montadora japonesa cresceu bem abaixo do mercado, apenas 6%, vendendo 203,7 mil unidades. A fraca expansão fez com que a empresa perdesse 0,6 ponto de market share, que ficou em 8,2%.

Na sexta colocação em vendas está a Renault, com alta de 10,3% sobre os volumes de 2023 e 139,2 mil carros. A empresa garantiu 5,6% das vendas e desbancou a Jeep da sexta colocação no ranking. O volume de vendas da marca da Stellantis encolheu 4,4%, para 121 mil veículos. O tombo fez a empresa entregar quase um ponto porcentual de participação no mercado automotivo – a maior perda depois da Chevrolet. 

Caoa Chery e Ford crescem no ranking automotivo

Mesmo diante da forte concorrência, Honda e Nissan beliscaram mais um espaço no mercado brasileiro. Ambas as marcas registraram alta nas vendas superou ao crescimento do mercado e, como resultado, ganharam terreno: 0,4 ponto no caso da Honda e 0,2 p.p. no da Nissan.

Mas teve quem garantiu ganhos mais vultuosos. Mesmo fora do ranking das 10 marcas mais vendidas do Brasil, Caoa Chery e Ford avançaram e foram responsáveis pelos maiores ganhos de participação depois da BYD (de 1 e de 0,6 ponto porcentual, respectivamente).