
Por serem as mais recentes no mercado, GWM e BYD travam uma batalha peculiar no mercado brasileiro. Claro que pesa o fato também delas serem conterrâneas e de atuarem com carros eletrificados.
Além disso, naturalmente, na esfera de imagem de marca, cada uma disputa o posto de mais moderna e tecnológica. No varejo, a briga é no preço e nas relações custo/benefício de seus carros elétricos e híbridos à venda no país.
OUÇA MAIS:
– A hora da verdade para Fiat, Chevrolet e Volkswagen
– Por que as montadoras de veículos investem no Brasil apesar do mercado magro?
Mas ambas também recorrem a um expediente muito usado pelas fabricantes mais antigas estabelecidas aqui: atrair holofotes. A velha estratégia de tentar chamar a atenção para você enquanto seu rival está mais em evidência naquele determinado momento.
Eu conto no Autorama Podcast como isso aconteceu – e vem acontecendo – entre GWM e BYD. Inclusive recentemente, com o lançamento do Dolphin Mini no Brasil.
Brasil terá picape da Hyundai?

Assim como aqui na Automotive Business, também detalho no programa os bastidores do novo acordo entre Hyundai e Caoa. E como isso pode fazer com que a picape Santa Cruz pode ser feita em Goiás para brigar diretamente com a Fiat Toro.
Falo também sobre uma concessionária da Porsche no Rio que investiu naquilo que nos habituamos a chamar de experimentação. A revenda tornou-se uma galeria de arte.
Só que não se trata de uma analogia aos belos esportivos da marca alemã expostos na loja. A concessionária investiu em um espaço para expor obras de artistas renomados e de outros nomes brasileiros em ascensão.
A primeira minivan a gente nunca esquece

O programa também relembra, no quadro Retrovisor, a primeira minivan produzida no Brasil. O jornalista André Deliberato, da Webmotors, fala da trajetória da Renault Scénic, monovolume que abriu os trabalhos da fábrica da marca francesa , no Paraná, há mais de 25 anos.
Quer saber detalhes de tudo isso? Só dar o play.
Saudações automotivas.
…Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business
