logo

vendas

Abril teve queda de 5% nos licenciamentos de veículos

Mesmo assim, volume de automóveis e comerciais leves emplacados no quadrimestre registra alta
Author image

Redação AB

05 mai 2025

2 minutos de leitura

Os licenciamentos de veículos realizados em abril apresentaram queda de 5,5% em abril ante o volume visto em abril do ano passado.

No mês foram licenciados 196,5 mil unidades de veículos novos, segundo dados do Renavam divulgados pela Bright Consulting.

O que pode ter contribuído para menos licenciamentos, segundo a consultoria, foram dois dias úteis a menos em abril na comparação com abril do ano passado.

Na comparação com o volume de emplacamentos registrados em março, por outro lado, o resultado de abril foi 7% maior.

A média diária de vendas foi positiva em relação a março. No varejo, alta de 7,4%, com 103.176 licenciamentos em abril, enquanto a venda direta cresceu 6,5%, com 93.278 unidades

Licenciamentos caem em abril mas mantêm alta no acumulado

Já no recorte do quadrimestre, o mercado brasileiro mantém o ritmo de alta. Segundo dados da Fenabrave, associação das concessionárias, as vendas de carros de passeio e comerciais leves passaram das 714 mil unidades na soma do ano.

Desta forma, o volume anotado nos quatro meses de 2025 é 3,4% superior ao verificado no mesmo período de 2024.

A respeito do ranking de vendas, o quadro das cinco marcas mais vendidas segue praticamente inalterado na comparação com os meses anteriores, com Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai e Toyota na liderança.

Hyundai se recupera nos licenciamentos de abril

Destaque para o desempenho da Hyundai, que teve o maior ganho de fatia de mercado no mês: saltou de 6,9% para 8,4% em abril. A marca, assim, reverte o panorama negativo visto no primeiro trimestre.

A Fiat também avançou, consolidando a liderança com fatia de 21,8%, ou 0,7 ponto porcentual (p.p.) a mais do que em março.

A Toyota também teve o mesmo desempenho, com a sua fatia subindo 0,3 p.p., chegando a 8,3% das vendas totais em abril.

Em contrapartida, marcas como Renault (-1,2 p.p.), Nissan (-1 p.p.) e Chevrolet (-0,5 p.p.) registraram retração em suas participações no mês passado.