logo

elétricos e híbridos

Híbridos plug-in puxam as vendas de veículos eletrificados no trimestre

Balanço da ABVE aponta alta de dois dígitos nos licenciamentos, mesmo com descarte híbridos leves
Author image

Redação AB

04 abr 2025

2 minutos de leitura

O ritmo no mercado de elétricos e híbridos acelerou em março, impulsionado principalmente pelos modelos plug-in. Com isso, as vendas de veículos eletrificados chegaram a cerca de 40 mil unidades no primeiro trimestre.

Segundo balanço da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o desempenho no acumulado do ano representa alta de 10,6% sobre o mesmo período de 2024. Importante ressaltar que o número do ano passado incluiu os híbridos-leves, categoria que passou a não ser considerada mais pela entidade em 2025.

Alta forte nas vendas de veículos eletrificados em março

As vendas de veículos eletrificados ganharam força em março. No recorte do mês, foram mais de 14 mil unidades, 31% a mais que o mesmo período de 2024 e 10% superior ao anotado em fevereiro.

Os híbridos plug-in seguem como categoria que dita o mercado. O segmento teve quase 7 mil emplacamentos em março, quase metade de todas as vendas de veículos eletrificados do mês. Os puramente elétricos responderam por 33%.

A ABVE diz que incentivos de governos estaduais ajudam a impulsionar as vendas de veículos eletrificados. A organização também destacou o avanço na infraestrutura de recarga.

Segundo a associação, o Brasil quase dobrou o número de eletropostos no último ano e, em fevereiro de 2025, somava 14.827 carregadores para carros eletrificados.

Mercado de híbridos leves também cresceu

A ABVE passou a fazer um recorte do segmento de híbridos leves – aqueles em que o motor elétrico não traciona as rodas e funciona como gerador. No trimestre, essa categoria soma mais de 10 mil unidades.

Só em março, as vendas de veículos eletrificados híbridos leves superaram as 3.500 unidades, aumento de 8% na comparação com igual mês do ano anterior. Destes, 67% corresponderam a modelos com baterias de 12V e o restante a carros com baterias de 48V.