
Os puristas podem respirar aliviados. A Alfa Romeo desistiu do plano de vender apenas carros elétricos a partir de 2027.
A informação foi divulgada pela agência “Automotive News Europe” e é reflexo da nova postura instaurada no grupo Stellantis após a saída do antigo CEO, Carlos Tavares.
Todas as marcas do conglomerado ganharam maior autonomia em suas decisões estratégicas. Isso vale principalmente para os Estados Unidos, onde a Stellantis teve resultados bem ruins em 2024.
Por lá, a Alfa Romeo fechou o ano passado com 8.865 veículos comercializados. Esse volume representou queda de 19% nas vendas, com recuos de 41% no Stelvio e 33% no Giulia.
SUV Tonale terá motor a gasolina

A mudança estratégica da Alfa Romeo começa pelo Tonale. O SUV médio seria o último modelo da marca movido a combustão. Nos EUA, por exemplo, o carro estreou em 2024 com motorização híbrida plug-in
Entretanto, a marca decidiu lançar o Tonale com o motor 2.0 a gasolina de 268 cv, que atualmente equipa o Dodge Hornet. O SUV também está disponível na modalidade de assinatura por US$ 399 (pouco mais de R$ 2.300 em conversão direta) mensais.
Não há nenhum plano de lançar carros elétricos da Alfa Romeo. Pelo menos por enquanto.
Christine Feuell, responsável pela marca nos EUA, ressaltou que a prioridade é “retomar as vendas”, que vêm caindo nos últimos quatro anos.
Promessa é de recuperação “épica” nos EUA
As lideranças da Stellantis estão confiantes na recuperação do grupo, sobretudo no caso da Alfa Romeo.
Jeff Kommor, gerente de vendas da empresa nos EUA, afirmou durante o NADA Show que os revendedores devem se preparar para o “retorno mais épico da história da indústria automotiva”.
“Fique de olho em nós durante o ano. Você verá melhorias incrementais e ganhos substanciais nas vendas. Os revendedores estão nos apoiando e estamos apoiando eles. Acredito que estamos começando a reconquistar a confiança e o otimismo deles”, disse Kommor à “Automotive News”.
Ao mesmo tempo, o grupo também promete aumentar a qualidade de seus produtos e investir em ações de marketing para melhorar sua imagem.
Executivos elogiam posturas de Elkann e Filosa
O otimismo é endossado pelas palavras de Michael Bettenhausen, presidente do Conselho Nacional de Revendedores da Stellantis.
Para ele, o chairman da Stellantis, John Elkann, forneceu ao time norte-americano “todas as ferramentas necessárias porque essa é a equipe que pode nos levar de volta à participação de mercado de dois dígitos no futuro”.
O CEO da Ram, Bob Broderdorf, também está esperançoso com o futuro da empresa.
“A liderança que (o chairman da Stellantis, John Elkann, e o diretor de operações na América do Norte, Antonio Filosa) demonstraram para nós e a confiança e oportunidade que nos deram para fazer mudanças é incrível”, comentou, em entrevista ao site “Motor1”.