logo

Ao volante do C3 com motor Fiat e os carros que vigiam até o seu humor

Autorama Podcast traz avaliação de uma das versões mais básicas do Citroën e fala dos novos sistemas que monitoram os condutores
Author image

Fernando Miragaya

23 out 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


O novo C3 ainda não é um best-seller do mercado. Com 18 mil unidades emplacadas até setembro, segundo o Renavam, o hatch compacto apenas o 23º carro de passeio mais vendido do país. Porém, não podemos nos prender à frieza dos números.

Para começar, trata-se de um carro que foi lançado pouco mais de um ano atrás. Além disso, dentro de uma marca que tem um passado (ainda recente) conturbado de pós-venda, e que ficou quase três anos com só um veículo de passeio na vitrine.


LEIA MAIS:– Citroën apresenta novo C3 elétrico– Citroën C3: como o hatch vai ditar o futuro da marca no Brasil


Então, os quase 20 mil Citroën C3 são um sinal forte de que a fabricante está no caminho certo, pavimentado pelo Grupo Stellantis. Até porque, o hatch tem um dos melhores  custos-benefícios da categoria, especialmente na versão Feel com motor 1.0 Firefly de origem Fiat.

Com desempenho surpreendente e consumo que não assusta, esse C3 se mostra uma interessante opção de compra. E é sobre desempenho e posicionamento do compacto o meu bate-papo no Autorama Podcast com o jornalista João Mendes, do Espaço Motor.

O olho que tudo vê

Câmeras que monitoram tudo à volta e dentro da cabine dos carros já são mais que realidade. Só que nesse Big Brother automotivo ainda faltava avançar um pouquinho mais na questão do monitoramento do motorista em nome da segurança veicular.


OUÇA MAIS:– O futuro da Jaguar Land Rover no Brasil terá de ser elétrico


A Tesla começou a disponibilizar, nas câmeras de bordo dos seus automóveis, um sistema que reconhece se o condutor está sonolento. A Nissan, contudo, foi além: apresentou uma minivan-conceito que vigia o estado de humor do motorista.

Minivans salvas da extinção?

Por falar em minivan, parece que a Nissan e a Volvo vão salvar a carroceria da extinção. É que a marca sueca já prepara um novo elétrico, só que um monovolume familiar.

Quer saber mais sobre isso tudo? Só dar o play e se esbaldar.

Saudações automotivas!



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business