logo

abx25

Automotive Business realiza Imersão #ABX25 no Learning Village

Relatório de Tendência do Setor Automotivo também foi apresentado ao público na oportunidade
Author image

Redação AB

12 jun 2025

2 minutos de leitura

A Automotive Business deu a largada nos preparativos para o maior evento do ano: o #ABX25, que acontece no dia 17 de setembro no SP Expo, em São Paulo (SP).

Para esquentar os motores da audiência, a AB realizou na quinta-feira, 12, a “Imersão ABX”, um evento realizado no Learning Village, também em São Paulo, e que contou com a participação de interlocutores do setor automotivo.

O evento teve o lançamento oficial do Hub de Mobilidade, uma parceria da AB com o Centro de Inovação do Recife (Cesar) e o Learning Village. O objetivo da iniciativa é trazer empresas do ecossistema automotivo e da mobilidade para discutir o futuro do setor e cocriar soluções em conjunto.

“O #ABX25 será o maior encontro do sistema automotivo e da mobilidade. Foi importante reunir nessa prévia um grupo de especialistas para construir o Relatório de Tendências do Setor Automotivo que lançaremos no evento, em setembro”, disse a CEO de AB, Paula Braga.

O terceiro lote de ingressos com desconto para o evento está disponível aqui.

Durante a manhã, os convidados participaram de uma atividade de cocriação, na qual puderam propor soluções e inovações para o setor.

Além disso, no evento foram apresentadas as conclusões prévias do estudo “Up Next”, feito em parceria com a Roland Berger, que analisa as principais tendências e desafios do setor automotivo para 2025-2030.

Up Next traça panorama da mobilidade até 2035

O estudo Up Next, neste ano, analisou duas categorias do setor automotivo: os impactos da digitalização e da eletrificação, e a atividade geral do mercado brasileiro. Ao todo, foram 300 entrevistados, a maioria formada por executivos do setor.

O estudo concluiu que a Stellantis tem a preferência do público, mas a BYD lidera em inovação.

Além disso, os dados mostram que a digitalização avança com soluções de carros por assinatura e financiamento, mas ainda há barreiras: 53% dos brasileiros preferem comprar direto na concessionária.

Nos carros seminovos ou usados, isso muda. Ambientes digitais, como Mercado Livre, WebMotors e OLX, ampliaram o alcance de venda dos usados e são mais procurados.

Outras funcionalidades que pesam na decisão de compra da maioria dos clientes são os sistemas de conectividade de Inteligência Artificial (IA) e os sistemas de direção autônoma. Os aplicativos de monitoramento pelo celular, por outro lado, interessam bem menos aos consumidores.

Os carros autônomos são o futuro no médio prazo: 40% dos respondentes apostam que eles serão uma realidade entre 2030 e 2035, enquanto 42% apostam que isso aconteça após 2035.

A pesquisa compara ainda o crescimento das tecnologias de propulsão. Em 2025, os híbridos leves e plug-in somam mais de 30% cada, enquanto os elétricos puros são 25%. Para 2030, a projeção indica uma redução dos híbridos leves, mas com crescimento dos elétricos puros para 31%.