logo

ESG

Empresas automotivas assinam Princípios pela Diversidade e Inclusão

Compromisso lançado por Automotive Business reúne 12 princípios para nortear as ações no setor
Author image

Redação AB

16 mai 2025

3 minutos de leitura

Em um movimento importante para o setor automotivo, mais de 10 empresas reforçaram o seu compromisso com a agenda de diversidade ao se tornarem signatárias do Princípios do Setor Automotivo pela Diversidade e a Inclusão, lançado por Automotive Business.

O protocolo de intenções foi assinado durante o 2º Café com CEOs, evento que reuniu lideranças de grandes empresas do setor automotivo e da mobilidade, nesta sexta-feira, 16, no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo.

As primeiras empresas signatárias são: Mercedes-Benz, Cummins, Iveco, Stellantis, ZF, ThyssenKrupp, Gates, RBS, SAE Brasil, IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e Grupo R1, Escola de Gestão Automotiva, Questtonó, além da Volkswagen que já manifestou a intenção de firmar o compromisso.

Os principais princípios de diversidade

O compromisso público reúne 12 princípios que contribuem para um ambiente de trabalho mais plural em seus mais amplos aspectos: comprometimento da alta liderança, equidade de oportunidades, promoção da cultura respeitosa, estimulo à diversidade na cadeia de valor, apoio à família e à primeira infância, entre outros.

Após oito anos de trabalho pela diversidade no setor, essa iniciativa é parte do objetivo de Automotive Business para acelerar o avanço da pauta da diversidade e da inclusão no setor automotivo do Brasil nos próximos anos.

A assinatura não gera nenhuma auditoria para as empresas. As companhias interessadas em se unir ao movimento terão a oportunidade para fazer a assinatura durante o #ABX25 – Automotive Business Experiece, que acontece em 17 de setembro.

Princípios do Setor Automotivo pela Diversidade e Inclusão

  1. Liderança inclusiva
    Promover a diversidade e a inclusão como valores estratégicos, com o compromisso da alta liderança 
  2. Promoção da diversidade na cadeia de valor
    Incentivar e orientar fornecedores, parceiros e distribuidores na adoção de práticas inclusivas
  3. Salários igualitários para trabalhos equivalentes
    Adoção de políticas para garantir equidade salarial entre colaboradores que desempenham funções equivalentes.
  4. Cultura Respeitosa e não discriminação
    Assegurar ambientes de trabalho seguros e respeitosos, com tolerância zero para assédio ou preconceito, incluindo gênero, raça, etnia, orientação sexual, deficiência, idade e religião.
  5. Equidade de oportunidades
    Promover chances equilibradas de seleção e de crescimento profissional na organização, com lógica livres de vieses e metas claras.
  6. Apoio à permanência de grupos minorizados na indústria
    Desenhar programas para atrair e reter grupos com vulnerabilidades e necessidades específicas, como mães.
  7. Acompanhamento e transparência
    Medir e acompanhar indicadores de diversidade e inclusão, compartilhando avanços e desafios de forma transparente com a sociedade. Contribuir com a construção de métricas de diversidade e inclusão no setor automotivo e no país.
  8. Compromisso com a comunidade
    Investimento em educação e no desenvolvimento de talentos diversos. Apoio a iniciativas de promoção de formação técnica e oportunidades no setor automotivo.
  9. Apoio às famílias e à primeira infância
    Oferta de benefícios de acolhimento às diferentes configurações familiares e de apoio à primeira infância, com práticas como extensão da licença maternidade e paternidade, oferta de creche e trabalho flexível.
  10. Representatividade no topo
    Fomentar a representatividade de diferentes perfis na liderança da organização.
  11. Acolhimento ao cliente
    Investir em treinamento da equipe de vendas e nos canais de distribuição para garantir atendimento respeitoso, acessível a pessoas com deficiência e livre de preconceitos contra os diferentes clientes e consumidores.
  12. Treinamento e sensibilização contínuas
    Trabalhar pela continuidade das ações afirmativas de diversidade e inclusão, assim como manter programas de treinamento e sensibilização contínuos.