
De olho nos princípios ESG em toda a cadeia produtiva, a Mercedes-Benz revelou os vencedores da 15ª edição do Prêmio Responsabilidade Socioambiental, que reconhece as melhores práticas de fornecedores e concessionários da montadora em prol do meio ambiente e da sociedade.
O evento de premiação aconteceu na última semana de março na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
As fabricantes vencedoras do prêmio da Mercedes
- Prometeon Tyre Group Brasil – a fabricante de pneus foi premiada por promover a economia circular com o seu projeto de reciclagem de pontas de cigarro. Iniciado em 2024, o projeto utiliza soluções inovadoras para solucionar o descarte de bitucas. Em apenas três meses, foram coletadas mais de 25 mil unidades, com 100% de redução de resíduos para o aterro.
- SKF do Brasil – foi reconhecida pela realização do evento “SKF Meet The World Brasil 2024”, que possibilita que jovens brasileiros participem do maior torneio mundial de futebol da categoria juvenil. O projeto existe desde 2006 e já teve a participação de 2 mil adolescentes.
- Michelin – a empresa de pneus foi premiada pelo seu programa de educação ambiental e diversidade na sustentabilidade.
Com o prêmio, a Mercedes-Benz diz que visa fomentar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
“A sustentabilidade ambiental e social é um compromisso cada vez mais intenso e sólido na nossa empresa. Esses pilares se estendem à cadeia de fornecedores, porque a construção de um futuro sustentável é uma responsabilidade de todos”, disse a vice-presidente de operações de caminhões e agregados da Mercedes-Benz do Brasil, Erica Daumichen.
Prêmio Interação 2025
A Mercedes-Benz também trouxe de volta o Prêmio Interação, que reconhece os fornecedores que se destacaram em diferentes áreas. Entre as categorias, Eficiência, Inovação, Qualidade, Logística, Resiliência, Excelência Operacional e Melhoria Contínua.
Os fornecedores premiados pela Mercedes são:
- Categoria “Excelência em Custo”: Engemet Metalurgia
- Categoria “Qualidade”: Mahle Metal
- Categoria “Logística”: Prometeon Tyre Brasil
- Categoria “Inovação”: PST Eletrônica
- Categoria “Resiliência”: Maxiforja Componentes Automotivos e Ferramentas Gedore do Brasil
- Categoria “Excelência Operacional Material Indireto/Serviço”: MTC Soluções Logísticas
- Categoria “Melhoria Contínua Material Indireto/Serviço”: ALIS Armazenagem Transporte Logística e Serviços
- Categoria “Especial Material Indireto/Serviço”: Dürr Brasil
O prêmio retorna após uma pausa nos últimos anos, devido à pandemia e por mudanças internas da montadora, segundo a Mecedes-Benz.
“Essa medida foi necessária para que pudéssemos reformular não apenas os critérios de avaliação, mas também a própria premiação”, justificou o vice-presidente de compras e logística da Mercedes, Matthias Kaeding.