logo

Bosch

Bosch projeta corte de 10 mil funcionários na Alemanha

Crise do setor automotivo local também afetou a operação da sistemista
Author image

Bruno de Oliveira

27 nov 2024

1 minutos de leitura

A Bosch reduzirá as horas de trabalho e os salários de cerca de 10 mil funcionários na Alemanha. A medida visa a redução de custos ante a crise que afeta o setor automotivo do país.

O volume anunciado de cortes no quadro é superior àquele informado pela fabricante dias atrás. Na sexta-feira, 22, a estimativa era de 5,5 mil funcionários a menos.

Crise também afeta grandes montadoras

A desaceleração do setor na Alemanha também abalou a Volkswagen, que está em uma disputa crescente com os trabalhadores sobre os planos de fechar fábricas na Alemanha. Mercedes-Benz também prometeu fazer cortes.

Para justificar as medidas, a Bosch explicou que o setor de mobilidade passa por uma profunda transformação, com a produção global de veículos estagnada.

A companhia acrescentou, ainda, que a demanda por soluções de direção automatizada não se desenvolve como previsto anteriormente. O que reflete nas operações.

A Bosch é uma das maiores empregadoras da Alemanha, com um quadro de 429 mil pessoas (dados de 2023). É provável que esse número seja consideravelmente menor até o fim de 2024 após as demissões.